Filtrar


Questões por página:
Numa tomada de depoimento de um suspeito foi averiguado o seguinte: “Ele disse que no momento em que ouviu a sirene da ambulância se aproximando, o som era mais agudo (F1) e após algum tempo, depois que a ambulância passou, ele continuou ouvindo a sirene, porém o som era mais grave (F2).” Em uma análise da amostragem do som junto ao suspeito determinou-se F1 = 880 Hz e F2 = 800 Hz. Dado: Considere a velocidade do som naquele local como 350 m/s. Com estes dados o perito pode determinar a velocidade aproximada que a ambulância estava quando passou pelo suspeito, sendo seu valor igual a:
Um observador parado está observando o mar, que está submetido a ondas periódicas. Ele registra a passagem de uma crista de onda a cada ½ segundo. Em determinado momento o observador se move no sentido contrário ao da propagação das ondas com uma velocidade de 0,12 m/s. Neste momento ela passa a observar a passagem de uma crista de onda a cada 0,2 segundo. Com base nesses dados se pode afirmar que o comprimento de onda neste cenário vale
Um perito está verificando a distância em que um atirador disparou sua arma. Para tanto ele se posiciona em um local e efetua o disparo do projétil. A velocidade em que o projétil sai da arma é de 300 m/s, e, após 3,2 segundos o atirador escuta o barulho do projétil atingindo o alvo. Desprezando o atrito do projétil com o ar e utilizando a velocidade do som padrão na superfície da terra, o perito consegue calcular a sua distância do alvo, que é de
Necessitando conhecer o comprimento de onda de um feixe de luz monocromático, um pesquisador utilizou um artefato composto de uma superfície opaca, na qual existia uma fenda de largura 0,75 mm e uma tela, localizada a uma distância de 1,5 m dessa fenda. Ao fazer incidir sobre a fenda esse feixe de luz, observou que o primeiro mínimo ocorria a uma distância 2,0 mm do máximo central. Utilizando essas observações, o pesquisador pode concluir que o comprimento de onda desse feixe de luz valia:
Um determinado estudo, desenvolvido para desvendar um sinistro causado por um relâmpago que atingiu um veículo está em andamento. Os peritos pretendem descartar os erros aleatórios, mas os erros sistemáticos devem ser considerados. Classifique os erros abaixo quanto a A (aleatório) ou S (sistemático).

I. Não considerar a temperatura do ambiente na medição da frequência da luz emitida pelo raio.
II. Utilização de um determinado método de observação. Medição o instante da ocorrência do raio com base no ruído emitido pelo mesmo (trovão).
III. Não considerar a força de atrito que arrastou o veículo de lugar.

I, II e III são respectivamente.