Filtrar


Questões por página:

Podemos expressar a dilatação linear de um corpo através de um gráfico de seu comprimento (L) em função da temperatura (θ) e, portanto:



Como a lei de dilatação é dada por:

ΔL = α L0Δθ, e sendo φ o ângulo de inclinação da reta, então, pelo gráfico, fica evidente que:

A velocidade escalar de um móvel varia de acordo com o gráfico a seguir:



No gráfico estão representados intervalos de tempo de (0 t1), (t1 t2), (t2 t3), (t3 t4) e (t4 t5). O movimento desse móvel é retardado para os intervalos de tempo:

Questão Anulada

Na figura a seguir as massas são idênticas e não há atrito entre o bloco e a superfície, considerada aqui como perfeitamente lisa. Sob tais condições pode-se dizer que a aceleração do sistema, que se encontra em uma inclinação de 30 é, portanto, de :

cos 30° = 0,8 sen 30 = 0,5


Polarizar uma onda luminosa significa conseguir obter vibrações do vetor campo elétrico numa única direção. Isso pode ser conseguido com uma folha de plástico chamada polarizador, contendo uma longa cadeia de macromoléculas orientadas numa única direção que forma o eixo óptico.

Okuno, Caldas e Chow.1986, p.265 (com adaptações).

Com relação à polarização da luz, assinale a alternativa correta.

Enquanto há exatamente um século não havia mais do que umas poucas lâmpadas elétricas, atualmente a humanidade está extremamente dependente da eletricidade em sua vida cotidiana. Embora o uso generalizado da eletricidade seja recente, as observações dos fenômenos elétricos remontam aos ancestrais gregos, que notaram que, atritando o âmbar, ele atraía pequenos objetos, como fragmentos de palha ou penas.

Tipler e Mosca.5.ª ed. v.2.2006, p.1 (com adaptações).

Com relação à eletricidade e a seus fenômenos, assinale a alternativa correta.