Filtrar


Questões por página:
Os elétrons livres que existem em um fio de cobre se movem em direções aleatórias com velocidades superiores a 1.000.000 m/s. Se elétrons de condução passarem em um plano imaginário perpendicular a um fio de cobre, podemos afirmar que tem-se uma corrente elétrica nesse fio?

A figura abaixo apresenta um disco de raio 20 cm e massa 400 g, que está suspenso por um fio preso ao seu centro. O disco é girado levemente para a direita e liberado. O fio possui uma constante de torção igual a 0,2 N.m/rad, capaz de fazer o disco oscilar em torno do eixo do fio.

Imagem associada para resolução da questão

Com base nos dados, calcule o valor do período de oscilação do disco.
A combinação de duas ou mais ondas passando em uma mesma região de forma simultânea é recorrente no nosso dia a dia. Um bom exemplo disso é quando andamos em uma rua bastante barulhenta. As ondas sonoras de diversas fontes chegam simultaneamente aos nossos ouvidos. A esse efeito dá-se o nome de princípio da superposição, segundo o qual
Diversos são os eixos de movimento de um corpo. Um corpo pode se movimentar em uma direção, em duas ou em três direções. O movimento circular é um exemplo de um movimento de uma partícula que se move em duas direções. Esse movimento pode ser chamado de “Movimento Circular Uniforme”. Esse termo é utilizado na situação em que
O movimento uniforme de uma partícula em um caso ideal é caracterizado por possuir uma velocidade constante em todo o seu trajeto. Já o movimento uniformemente variado de uma partícula em um caso ideal é caracterizado por possuir uma aceleração constante em todo o seu trajeto. Baseado nas afirmações dadas acima, assinale a alternativa que apresenta os dois casos de movimento.