Questões de Concurso
Filtrar
2.014 Questões de concurso encontradas
Página 53 de 403
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
Com relação aos conceitos básicos relacionados à cinética, é possível dizer que, quando uma força é aplicada a um objeto, como um lápis sobre uma mesa, o resultado pode ser uma translação ou um movimento geral. Se a força é aplicada em paralelo à mesa, por exemplo, mas direcionada através de um ponto diferente do centro do lápis, o lápis sofrerá translação e rotação. Esse efeito rotatório criado por uma força excêntrica é conhecido como pressão.
A expansão rápida de um gás caracteriza uma transformação adiabática quando ocorre o resfriamento do gás sem que haja tempo para perdas de calor. Sua aplicação em refrigeradores é bastante conhecida, bem como efeitos cotidianos como no ar que sai das latas de spray é mais frio, quando assopramos as mãos, e em inúmeros processos ligados aos fenômenos atmosféricos.
Considere uma quantidade fixa de um gás ideal que passa por uma expansão adiabática e tem sua temperatura reduzida pela metade. Assinale a alternativa que indica a melhor aproximação para a razão entre os volumes final e inicial (V2 / V1), necessária.
Assinale a alternativa que indica o valor da temperatura aproximada que deve estar a fonte/reservatório frio para que essa máquina de Carnot tenha essa mesma eficiência.
Um vídeo do canal Veritasium sobre a importância dos campos do eletromagnetismo clássico serem importante na compreensão dos circuitos elétricos gerou grande adesão dos produtores de conteúdo em torno da solução usando campos e a Teoria dos Circuitos Elétricos.
Um dos modelos trazidos à discussão está representado na figura - um capacitor ideal é mantido à tensão constante por uma bateria (distante o suficiente para não perturbar o campo elétrico uniforme em seu interior). Estão representados três campos vetoriais: o campo elétrico, campo magnético e o vetor Poynting (proporcional ao produto vetorial dos outros dois).
O vetor de Poynting, tem unidade de W/m2, e é proporcional ao produto vetorial do campo elétrico (E) e magnético (B). O que faz com que o cálculo de seu fluxo sobre uma superfície em torno do fio leve à unidade de potência. Disso chega-se à expressão P = VI, da teoria de circuitos.
Considerando que T.m/A e que 8,854187817.10-12 C²/(N.m2 ), assinale a alternativa que contém a expressão que permite determinar o vetor de Poynting (S) nas condições do problema.