Questões de Concurso
Filtrar
2.387 Questões de concurso encontradas
Página 346 de 478
Questões por página:
As questões de números 41 e 42 contêm duas afirmações. Assinale na Folha de Respostas:
Considere:
A Administração pública de tipo burocrático, teorizada por Veblen, apresenta como uma de suas principais características a ausência de formalismos no tocante ao desempenho das atividades de Estado e na estruturação de seus procedimentos.
PORQUE
sucedendo ao modelo patrimonialista de administração, o modelo burocrático propunha um controle público do Estado, sob o domínio do político e da racionalidade técnica.
As questões de números 41 e 42 contêm duas afirmações. Assinale na Folha de Respostas:
Considere:
A Administração pública patrimonialista pode ser caracterizada como uma forma histórica de administração do Estado que, em geral, apresenta uma confusão entre o patrimônio do soberano (rei) com o patrimônio público
PORQUE
a manutenção do poder absolutista real dependia da compra de apoio político, junto aos outros Poderes do Estado, em prática que modernamente ganha o qualificativo de “fisiológica”.
Dadas características abaixo relativas às precondições operativas da Administração Pública Gerencial
I. A competição entre organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.
II. O uso de práticas de gestão provenientes da administração privada.
III. Atenção à disciplina e parcimônia.
IV. Administradores empreendedores sem autonomia para decidir.
verifica-se que está(ao) corretas(s).
Bresser Pereira afirma que “... eficiência administrativa e democracia são dois objetivos políticos maiores da sociedade contemporânea, ainda que vistos como contraditórios pelo saber convencional ... “. Sobre isso, pode-se dizer que:
I – a “transparência” das ações e contas do governo é uma forma de prática da democracia.
II – a Reforma Gerencial de 1995 buscou melhorar a eficiência do Estado por meio do regime político democrático.
III – a busca da “transparência” nos países democráticos exige a criação de instituições de controle, direito e garantia do bem público.
As alternativas corretas são:
Uma organização pública muitas vezes é monopolista, pois é a única a oferecer um produto ou serviço para a sociedade. Edward Chamberlin, em 1933, introduziu o termo “concorrência monopolista” e, em 1835, Augustin Cournot desenvolveu o que se conhece hoje por “equilíbrio Cournot”. Sobre isso, pode-se afirmar que
I – a “concorrência monopolista” possui duas características básicas: a) existem muitos fornecedores; e b) cada fornecedor vende um produto diferenciado.
II – o “equilíbrio de Cournot” é um elemento de um modelo que descreve mercados oligopolistas.
III – o “poder de monopólio” pode ser definido como sendo a capacidade de agir irrestritamente; logo uma estratégia possível para maximizar ganhos é limitar a produção para aumentar o preço bem acima do seu custo marginal, como sugeriu o famoso economista antitruste Frank Fisher.
As alternativas corretas são: