Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à gestão, manutenção e preservação dos documentos digitalizados:
Visualizar Questão Comentada
A organização dos documentos arquivísticos é feita com base no código de classificação, que permite o controle do ciclo de vida de cada documento, e segue, ainda outras regras. Assinale a alternativa que traz uma informação correta a respeito da organização de documentos:
Visualizar Questão Comentada
Alguns princípios arquivísticos devem ser observados para que a administração pública e as organizações privadas possam tornar acessíveis as informações contidas nos documentos sob sua guarda. Assinale a alternativa correta a respeito desses princípios:
Visualizar Questão Comentada
Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes. A respeito do tema, analise as afirmativas a seguir e, posteriormente, assinale a alternativa correta:
I. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
II. Consideram-se documentos permanentes aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
III. Consideram-se intermediários os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
Visualizar Questão Comentada
A gestão de documentos implica em acompanhar todo o ciclo vital dos documentos produzidos por um órgão ou entidade. A respeito das fases da gestão de documentos, analise as afirmativas a seguir e, posteriormente, assinale a alternativa correta:
I. Primeira fase – dispersão: esta fase implica em decidir quais documentos e por quanto tempo devem ser mantidos.
II. Segunda fase – utilização: esta fase diz respeito ao fluxo percorrido pelos documentos para o cumprimento de sua função administrativa, assim como de sua guarda, após cessar o trâmite.
III. Terceira fase – extinção: esta fase corresponde à produção dos documentos em razão da execução das atividades de um órgão ou entidade.