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Concurso:
Câmara de Mariana - MG
Disciplina:
Arquivologia
A adoção de um processo de digitalização implica no conhecimento não só dos princípios da arquivologia, mas também no cumprimento das atividades inerentes ao processo, quais sejam a captura digital, o armazenamento e a disseminação dos representantes digitais. Isto quer dizer que os gestores das instituições arquivísticas e os demais profissionais envolvidos deverão levar em consideração os custos de implantação do projeto de digitalização, compreendendo que um processo como este exige necessariamente um planejamento com previsão orçamentária e financeira capaz de garantir aquisição, atualização e manutenção de versões de software e hardware, adoção de formatos de arquivo digitais e de requisitos técnicos mínimos que garantam a preservação e a acessibilidade a curto, médio e longo prazos dos representantes digitais gerados.
(Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ,2010.)
Para garantir a preservação dos documentos digitais ao longo do tempo, o arquivista deverá desenvolver uma política de preservação digital. Tendo como base o texto de Innarelli (2013), “Preservação digital e seus dez mandamentos”, considere o procedimento sugerido para o estabelecimento da política de preservação:
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente os passos ausentes nas etapas.
(Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ,2010.)
Para garantir a preservação dos documentos digitais ao longo do tempo, o arquivista deverá desenvolver uma política de preservação digital. Tendo como base o texto de Innarelli (2013), “Preservação digital e seus dez mandamentos”, considere o procedimento sugerido para o estabelecimento da política de preservação:
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente os passos ausentes nas etapas.
Concurso:
Câmara de Mariana - MG
Disciplina:
Arquivologia
A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e, em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura de Vanini - RS
Disciplina:
Arquivologia
Como registros diretos das ações de pessoas e instituições, os documentos de arquivo são fontes originais de informações. É objetivo dos arquivos:
Concurso:
PREVIROSA-RS
Disciplina:
Arquivologia
Bond e Oliveira (2011) definem que, entre os métodos básicos de arquivo, está o alfabético. Com base nas autoras, considere uma situação hipotética em que a documentação funcional dos seguintes aposentados e pensionistas de PREVIROSA tenha que ser arquivada em pastas separadas pelo método alfabético:
• Jorge Garcia Montes Claros. • Dra. Maria Aparecida Barcelos. • José Luiz Vasconcelos Sobrinho. • Júlia Maria Santa Rita. • Caio d’Andrade.
Segundo as definições das autoras, assinale a alternativa que apresenta a ordem alfabética INCORRETA para o arquivamento.
• Jorge Garcia Montes Claros. • Dra. Maria Aparecida Barcelos. • José Luiz Vasconcelos Sobrinho. • Júlia Maria Santa Rita. • Caio d’Andrade.
Segundo as definições das autoras, assinale a alternativa que apresenta a ordem alfabética INCORRETA para o arquivamento.
Concurso:
PREVIROSA-RS
Disciplina:
Arquivologia
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), o caractere é definido como a