Filtrar


Questões por página:
No atendimento domiciliar de um idoso de 78 anos, alfabetizado e com ensino médio concluído, sem comorbidades prévias, com suspeita de déficit cognitivo há 1 ano, pregressivo, com afetação de suas atividades diárias, sem outros sinais e sintomas associados, é realizado o teste do mini-mental. O paciente não apresentava depressão.

No caso acima, o teste será positivo para rastreio de déficit cognitivo quando o valor for menor do que:
A lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, sendo relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. É um problema de saúde frequente no atendimento da Atenção Primária à Saúde, especialmente identificado em visitas domiciliares na avaliação de pacientes acamados, podendo levar a repercussões graves como infecção bacteriana disseminada e osteomielite.

A cobertura desbridante para tratamento de ferida por pressão com tecido desvitalizado é:
Um paciente de 36 anos, previamente hígido, trabalhador da construção civil, comparece ao consultório com queixa de lombalgia bilateral há 2 semanas. De início insidioso, a dor piora ao movimentar-se, melhora parcialmente com uso de dipirona, intermitente, em peso, de média intensidade, sem irradiação. O paciente nega outros sinais e sintomas associados. Ao exame físico, o médico encontra dor na musculatura paravertebral lombar bilateral, com hipertrofia. Teste de Lasègue, Bragard e Neri negativos.

A conduta do médico assistente deve ser:
A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que acomete, com bastante preocupação, crianças pequenas e bebês. O imunizante Abrysvo foi aprovado pela Anvisa e está indicado para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior em crianças, desde o nascimento até os 6 meses de idade, por imunização ativa em gestantes. A vacina é bivalente, em dose única e deve ser aplicada nas gestantes durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.

Essa vacina é destinada ao combate do:
Questão Anulada
A semaglutida é classificada como um agonista do receptor de GLP-1 e tem um potencial terapêutico para controle do peso, incluindo perda e manutenção do peso, sendo um fármaco utilizado no tratamento medicamentoso da obesidade por meio da redução de ingestão de energia via indução de sensações de saciedade e satisfação e da redução da sensação de fome.

Ao iniciar o tratamento com semaglutida, o médico assistente deve evitar o uso na seguinte condição: