Filtrar


Questões por página:
O diagnóstico diferencial do tracoma inflamatório folicular (TF) deve ser feito considerando as outras conjuntivites foliculares agudas e crônicas, tais como:
I- Foliculose: presença de pequenos folículos difusos, sem inflamação, mais frequentes no fórnix e desaparecendo em direção à margem palpebral. A pálpebra superior é pouco afetada e associa-se à hiperplasia linfoide generalizada observada em crianças; II- Conjuntivite folicular tóxica: como a conjuntivite viral pelo Adenovírus, geralmente associada a sintomas sistêmicos agudos, enterovírus e herpes simplex; III- Conjuntivite de inclusão: observada após uso prolongado de drogas tópicas oculares como, por exemplo, mióticos (pilocarpina) e idoxiuridina, ou uso de cosméticos ou ainda na conjuntivite pelo vírus do molusco contagioso (Molluscipox vírus). Há presença de folículos, que no caso de uso de cosméticos, podem estar pigmentados.
Dos itens acima:
Considere os itens a seguir com relação aos sinais e sintomas hipoglicêmicos:
K Sensação de calor, fraqueza. X Sudorese, fome, parestesias. Y Tremor, palpitações, ansiedade e nervosismo. W Confusão e dificuldade de concentração, astenia. Z Dificuldade em falar, visão distorcida.
São considerados sintomas neuroglicopênicos os apresentados nos itens:
Das causas de hipoglicemia autoimune, considere a alternativa incorreta:
A excreção urinária de cloretos varia com a dieta, mas, em geral, são encontrados valores entre 110 a 250 mmol/d. Aumentos fisiológicos ocorrem com a diurese pós-menstrual e diminui com a retenção de água e sal no período pré-menstrual, em paralelo com aumento e redução do nível de:

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Como existe déficit de H+ no líquido extracelular na alcalose, o H+ intracelular se desloca da célula em troca do _____ extracelular para manter o equilíbrio de cátions. É estimado em 0,6 mmol/L a redução deste íon para cada 0,1 unidade de aumento no pH durante o distúrbio ácido-base.