Filtrar


Questões por página:
Em um Hemonúcleo foram coletadas 100 amostras de sangue humano para transfusão hospitalar. Após os exames laboratoriais de rotina constatou-se que 15% apresentavam reação sorológica positiva para hepatite A, 18% para hepatite B, 12% para VDRL e 8% para HIV.

Avaliando-se as medidas de tendência central das anormalidades detectadas no total de amostras, a moda apresentou o valor de
Desde a última década, as doenças crônicas somaram 58% dos gastos totais das internações hospitalares, liderados pelos gastos das doenças cardiovasculares (22%), doenças respiratórias crônicas (15%) e neoplasias (11%).

Diante de um paciente idoso com queixas de cansaço a médios e grandes esforços, tosse improdutiva e palpitação, cujo exame físico revela obesidade e ritmo cardíaco em dois tempos, com extrassístoles, cabe suspeitar que se trata de um paciente portador de
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) estão entre as cinco principais causas de procura por serviços de saúde e são responsáveis por diversas complicações, tais como infertilidade, abortamento espontâneo, malformações congênitas e até a morte, se não tratadas. Além disso, multiplicam-se as chances, em pelo menos dez vezes, de contaminação pelo HIV. Certo paciente, atendido na Unidade de Pronto Atendimento, queixava-se de disúria intensa, corrimento peniano amarelado, e história de relação sexual desprotegida há cerca de sete dias.

Diante desse quadro, uma hipótese diagnóstica plausível é a de
Paciente obeso deu entrada na emergência hospitalar com quadro de dor torácica retroesternal intensa, irradiada para a face interna do braço esquerdo, de início súbito, acompanhada de sudorese, náuseas e vômitos alimentares. Ao exame físico, apresentava-se lúcido, com agitação psicomotora, pele pálida, fria e úmida, hipotenso e taquicárdico. O eletrocardiograma registrou supradesnível de ST em D2, D3 e AVF.

Diante do quadro apresentado, o diagnóstico que se impõe é de
Paciente deu entrada no pronto-atendimento com queixa de estado gripal, febre vespertina, tosse seca e persistente, adinamia, anorexia e queda do estado geral, há cerca de dez dias. Ao exame físico, mostrava-se eupneico, emagrecido, temperatura axilar de 37,8 o C, pulmões com estertores crepitantes de finas bolhas. Raios-X de tórax revelou imagem arredondada e pouco densa no ápice D.

Uma hipótese diagnóstica plausível para esse caso é a de