Filtrar


Questões por página:
Os pacientes portadores de síndrome nefrótica têm maior risco de tromboembolismo por razões de hipercoagulabilidade, ainda não esclarecidas. Sendo assim, é necessário saber quanto anticoagular de forma plena esses pacientes, como no caso da presença de albumina < 2-2,5 g/dL e:
Na doença renal policística autossômica dominante, o diagnóstico correto depende da identificação de manifestações extrarrenais. Em relação ao seu diagnóstico diferencial, deve-se incluir o/a:
O paciente urêmico candidato à transplante renal tem maior incidência de carcinomas, e aqueles com câncer prévio só devem ser transplantados na ausência de evidências de persistência da doença. Nesse caso, a neoplasia que praticamente não tem risco de recorrência é o/a:
A azotemia pré-renal é a causa mais comum de lesão renal aguda por meio de alguns mecanismos, como a depleção verdadeira do volume intravascular diante de um quadro de:
A síndrome hepatorrenal ocorre com o desenvolvimento de insuficiência renal em pacientes com insuficiência hepática avançada, sem outras causas de patologia renal. Entre os seus critérios diagnósticos específicos, prevê-se