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A presença de grupos nas organizações tem contribuído para a compreensão de sua influência no desempenho e nos resultados organizacionais. Os aspectos relevantes para a formação de grupos de trabalho referem-se
A implantação de sistemas de avaliação de desempenho na Administração pública no Brasil tem sido um desafio aos profissionais de recursos humanos, dada a escassez de publicações sobre o tema, assim como a pressão cultural brasileira que contribui para as práticas de leniência. O modelo de avaliação de desempenho que perpetua essa cultura é
Considerando as múltiplas possibilidades de enfoque na gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, definem-se os seguintes níveis de gestão:
O clima organizacional refere-se à atmosfera psicossocial existente em cada empresa, que influencia o estado de ânimo e grau de satisfação de funcionários em um dado momento. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si. A relação entre clima e cultura é de
O advento da Gestão de Pessoas na década de 1990, no Brasil tem causado grandes transformações nas relações organizacionais entre funcionários e suas lideranças. Diferentemente dos métodos impositivos da época das “relações industriais” e posteriormente, nos “recursos humanos”, onde o funcionário passou a ser o recurso mais importante nas empresas, atualmente o funcionário tem o papel de parceiro da organização, onde entrega o que lhe é contratado, mas em contrapartida, recebe da empresa os recursos necessários para a consolidação dos seus anseios profissionais e pessoais. Na Gestão de Pessoas, o líder