Questões de Concurso
Filtrar
6.611 Questões de concurso encontradas
Página 122 de 1.323
Questões por página:
Dentro do tema Psicopatologias, sobre as alterações qualitativas da consciência, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Estados crepusculares.
2. Dissociação da consciência.
3. Estado hipnótico.
4. Transe.
( ) É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa. Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras
( ) Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
( ) Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.
( ) Há um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento (que se restringe a um círculo de ideias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos.
Com base na Obra Psicoterapias – Abordagens Atuais de Aristides Volpato Cordioli e Colaboradores, em relação aos Fundamentos da Psicoterapia, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Originalmente chamada de cura pela fala, a psicoterapia originou-se da medicina antiga, da religião, da cura pela fé e pelo hipnotismo, sendo que no final do Século XIX tornou-se uma atividade médica restrita somente aos médicos psiquiatras.
II. É um método de tratamento realizado por um profissional, também com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente ou cliente que deliberadamente busca ajuda.
III. É realizada em um ambiente primariamente interpessoal, utilizando a comunicação verbal como principal recurso.
IV. Não se distingue de outras modalidades de tratamentos já que na atividade a relação paciente e terapeuta acontece de forma predominantemente unilateral, exercida por alguém, sobre outra pessoa como ocorre em outros tratamentos médicos.