Filtrar


Questões por página:

Ao longo do tempo, os modelos de gestão de pessoas foram evoluindo e distinções precisaram ser realizadas, entre as quais se incluem a compreensão sobre administração de pessoal, administração de recursos humanos e gestão social. A esse respeito, julgue o item seguinte.


A definição do termo gestão social está consolidada no Brasil, estando esse tipo de gestão relacionada principalmente à formulação de políticas públicas.

Ao longo do tempo, os modelos de gestão de pessoas foram evoluindo e distinções precisaram ser realizadas, entre as quais se incluem a compreensão sobre administração de pessoal, administração de recursos humanos e gestão social. A esse respeito, julgue o item seguinte.
A administração de recursos humanos foi marcada pelas ideologias organizacionais do século XIX e pela busca de eficácia e eficiência a partir do reconhecimento de potenciais e competências.


Com relação a modelos de gestão por competências, julgue o item que se segue.


A gestão por competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional e, a partir das estratégias organizacionais, sistematiza ações de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e também planejamento e desenvolvimento de pessoas em suas carreiras.

Com relação a modelos de gestão por competências, julgue o item que se segue.


Análise documental, entrevistas, grupos focais, questionários e observações são instrumentos de gestão de conhecimento e alternativas de gestão aos modelos gerenciais que têm na gestão por competências a ação mais expressiva de produtividade.

Com relação a modelos de gestão por competências, julgue o item que se segue.


A gestão por competências por processos pode ser conduzida em cinco etapas: construção da árvore de conhecimento; associação das necessidades de conhecimentos dos funcionários aos processos; mapeamento das disponibilidades de conhecimentos dos funcionários responsáveis pela execução dos processos; levantamento do fator de importância dos processos; e análise comparativa entre os conhecimentos disponíveis e os necessários.