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O criador da psicoterapia corporal foi o médico Wilhelm Reich, ex- psicanalista e discípulo de Sigmund Freud. A psicoterapia corporal reichiana é uma abordagem psicológica que compreende o homem como uma unidade psicossomática; isto é, mente e corpo são entidades inseparáveis, interdependentes e possuem a mesma origem: a energia biológica. Além disso, o conjunto psicossomático encontra-se em constante relação com o meio. Sobre a psicoterapia corporal de Reich, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__) O caráter genital é o protótipo de saúde. Caracteriza-se por apresentar um pensamento objetivo e racional. É feliz sexualmente e sente prazer com a felicidade sexual alheia. Ama seu trabalho e luta pela melhora da qualidade de vida própria e dos outros.
(__) O caráter neurótico, o que sobressai é o imobilismo assim como a resignação, a impotência orgástica e o medo à vida. No trabalho, a sensação é de insatisfação e a produção é baixa. A couraça do caráter neurótico é rígida, mecânica e regulada pela angústia.
(__) Reich (1995) distinguiu tipos básicos de caráter: o genital, o neurótico, o orgasmo e o pestilento.
(__) Características do caráter pestilento são: misticismo destrutivo, explosões violentas de sadismo, irracionalismo, sexualidade pornográfica, moralismo sádico, autoritarismo, ódio ao trabalho, dissimulação, intolerância e preconceito. A couraça do caráter pestilento é biopática, regula-se pelo ódio e caracteriza-se por transformar a libido sexual e a angústia em raiva destruidora.
Assinale a sequência correta de cima para baixo:
____________________ agrega para a psicoterapia uma diferente perspectiva do homem e, consequentemente, uma forma diversa de encarar a pessoa que pede ajuda e a relação terapeuta/cliente, contrastando com a ideia que reduz o homem a uma existência fatalmente determinada por fatores que, sejam externos ou internos, o condicionam, o autor percebe o ser humano como inerentemente dotado de liberdade e de poder de escolha. A _______________________ não é teoria, linha e nem movimento, é uma abordagem que consiste em uma perspectiva de vida, de modo geral, positiva; de uma intenção de ser eficaz nos próprios objetivos; de um respeito pelo indivíduo e por sua autonomia e dignidade; de uma flexibilidade de pensamento e ação, não tolhida por teorias ou práticas anteriores, nem mesmo pela experiência, aberta a novas descobertas; de uma tolerância quanto às incertezas ou ambiguidades; de senso de humor, humildade e curiosidade.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços:
De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases do desenvolvimento:
I. A fase oral se caracteriza nos primeiros anos de vida do bebê. O mesmo, através da necessidade de sucção e da amamentação, desenvolve a sua libido concentrada na área erógena da boca, lábios e língua. Dessa forma, as primeiras percepções do bebê são de ordem sensorial.
II. A fase anal essa fase é importante para a compreensão da sexualidade, pois é nessa fase que a libido passa da área erógena da boca para a área erógena do ânus. È nessa fase que começa o controle dos esfíncteres e a satisfação antes sentida pela sucção passa a ser substituída pela retenção das fezes.
III. A fase fálica nessa fase, a libido é deslocada para a área erógena dos órgãos genitais, para a glande nos meninos e o clitóris nas meninas. Nessa fase, ocorre o grande interesse na manipulação dos órgãos sexuais. A criança, nessa fase não sente vergonha e sente satisfação ao se despir ou mesmo andar nu pela casa.
IV. Período da latência, descrito por Freud, há uma espécie de diminuição ou hibernação da libido por parte da criança. No entanto, a libido, a sexualidade nessa fase são redirecionadas para outras esferas da vida da criança, principalmente para os aspectos intelectuais e sociais. Esse redirecionamento ocorre com a resolução do complexo de Édipo e ocorre através do processo chamado por Freud de sublimação.
V. A fase genital se caracteriza enquanto o desenvolvimento completo, onde o sujeito está apto para a plena atividade da vida adulta, onde terá perpassado pelo desenvolvimento e transformações corporais, biológicos, afetivos e sociais. Portanto, as contribuições de Freud sobre a sexualidade são de extrema importância, uma vez que, a mesma está presente na vida do ser humano desde o nascimento até a morte.
Está correto o que se afirma em:
Arnold Gesell e colaboradores, na década de 20, elaboraram um programa de testes com a finalidade de avaliar o comportamento da criança durante o desenvolvimento e assim realizar o exame diagnóstico de seus desvios. O teste sofreu modificações e atualizações, sendo conhecido atualmente como Escala de Desenvolvimento de Gesell e Amatruda. O teste de Gesell é um teste de referência, envolvendo a avaliação direta e a observação da qualidade e da integração de comportamentos . As categorias de análise desta escala referem-se às seguintes áreas:
Na perspectiva do desenvolvimento humano uma das teorias mais importantes e, quiçá, das mais completas para a época, foi a criada pelo suíço Jean Piaget (1896- 1980) famoso por seus estudos sobre o pensamento lógico nas crianças. Desenvolveu o método clínico de investigação das ideias infantis. As fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem em estágios. Assinale a alternativa que não faz parte do estágio de Piaget: