Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Dobson e Block (2006), em texto sobre as bases teóricas e filosóficas das terapias cognitivo-comportamentais, salientam que essa modalidade de psicoterapia representa uma inovação frente às abordagens comportamentais radicais em relação aos problemas humanos. Essa inovação consiste em uma mistura de processos cognitivos e estratégias comportamentais tendo em vista alcançar mudanças cognitivas e comportamentais, o que culminou no desenvolvimento de formas diversificadas conforme a diversidade de orientações teóricas de seus seguidores. De acordo com essa diversidade, sobre a terapia racional emotiva, é correto afirmar que

De acordo com Arzeno (1995, p.36), “‘a primeira entrevista’ é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico, que possui diversos objetivos”, inclusive o planejamento do processo psicoterápico. Trata-se de um momento, pois, no qual caberá ao psicólogo propiciar um ambiente propício para que o sujeito não se sinta reprovado ou acusado de fracassos e erros. Sobre a primeira entrevista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A consciência da doença e a fantasia inconsciente da doença são conceitos análogos independente do posicionamento teórico e do paciente, pois as crianças, assim como os adultos, relatam problemas desde o início, ainda que em situações lúdicas no curso da consulta.

( ) Uma vez conhecido o motivo manifesto da consulta, o profissional direciona as perguntas a respeito de tudo o que possa estar relacionado a tal motivo, considerando, ainda, de imediato, o caráter fenomenológico que ele possui, sem conceituar conteúdos como previamente conhecidos.

( ) É possível afirmar que motivo manifesto da consulta e consciência da doença consistem em conceitos que constituem um paralelismo, visto que a preocupação do paciente e o que ele considera preocupante desde o momento inicial podem ser considerados a consciência da doença.

( ) Em uma entrevista inicial, o psicólogo dispõe de recursos fundamentais para registrar tudo o que for necessário e pertinente ao cliente, os quais se restringem aos registros verbais e não verbais expressos pelo cliente, tendo em vista que o registro transferencial e contratransferencial somente são estabelecidos no decorrer dos demais encontros.

A sequência está correta em

A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.

II. Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.

III. Na modalidade semiestruturada é importante ter em mente os temas pretendidos como a abordagem do paciente, posto que a ideia é que a entrevista possa envolver questões que se mostrem relevantes para o entendimento do caso e o delineamento das etapas posteriores do processo psicodiagnóstico.

IV. As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Os métodos de pesquisa no âmbito da psicologia da educação são empregados com a finalidade de aprimorar o conhecimento, o emprego de práticas educacionais gerais, que podem ser aplicados com vistas a investigar o quanto uma estratégia ou programa educacional particular esteja e/ou tenda a funcionar de modo eficaz. Nessa perspectiva, esse tipo de aplicação é direcionada e, frequentemente, envolve avaliação de programa, pesquisa-ação e o professor como pesquisador. A pesquisa de avaliação de programa visa
mostrar texto associado
Um dos indicadores importantes no estudo, o otimismo é a capacidade que os indivíduos possuem de generalização. A respeito desse indicador e em conformidade com o trecho citado, quando se generaliza a causa de um insucesso a todas as situações com que nos deparamos, é possível afirmar que essa causa se caracteriza por