Filtrar


Questões por página:
Ao elucidar os princípios que regem a aquisição de comportamentos aprendidos, bem como os elementos necessários à mudança do repertório comportamental, o Behaviorismo se tornou bastante conhecido e aplicado na área da educação.

A seguir analise as principais contribuições do Behaviorismo para as práticas educacionais, a maioria delas relacionadas à proposta da instrução programada.

I. O conteúdo a ser ensinado deve ser subdivido em pequenas partes, distribuídas em uma sequência lógica que possibilite a passagem gradual de uma etapa à outra. É importante o uso de reforçadores ao longo de todo processo e não apenas no final.
II. O uso de reforçadores é de grande importância para o processo de aprendizagem escolar, mas deve-se ter cuidado com o excesso de punição, pois tende a levar à esquiva (evitação).
III. Cada estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem e esse deve ser respeitado.
IV. O ensino deve ser pensado de modo que apresente conhecimentos futuros úteis.
V. A avaliação é um elemento muito útil, por alguns motivos: "o erro indica ao professor que o seu procedimento de ensino não está sendo efetivo e que algo em seu planejamento de ensino precisa ser revisto.

Estão CORRETOS:
As disfunções sexuais podem surgir por fatores biológicos, hormonais, sociais ou psicológicos e causam perturbações na qualidade de vida sexual do indivíduo ou do casal.
São fatores psíquicos que podem afetar a sexualidade, entre outras:

I. Preconceitos. II. Ansiedade ou Depressão. III. Estresse do casal ou individual. IV. Falta de conhecimento sobre o próprio corpo. V. Trauma de alguma relação sexual passada. VI. Falta de educação sexual.

Estão CORRETOS:
A psicologia experimental é uma área científica que estuda a mente por meio da experimentação. Portanto, são avaliadas várias questões relacionadas à psique humana com o suporte da manipulação, observação e variáveis que impactam e influenciam os indivíduos.
Sobre os princípios da Psicologia Experimental, analise os itens a seguir:

I. O determinismo diz respeito à suposição de que qualquer estado de um objeto ou evento é determinado por eventos anteriores. Isso significa que os fenômenos comportamentais ou mentais são expressos em termos de causa e efeito.
II. Através do empirismo, os seres humanos só são capazes de avaliar o que pode ser observado, pois são as experiências atreladas aos sentidos que dão origem ao conhecimento. Dessa forma, só se pode estudar aquilo que é observável e o empirismo requer que as hipóteses e teorias se diferenciem das observações do mundo natural.
III. A Parcimônia o foco é na simplicidade, o que significa que quando houver duas teorias diferentes, os pesquisadores devem priorizar a mais simples.
IV. Probabilidade, este princípio afirma que as hipóteses e teorias devem ser comprovadas com o passar do tempo, caso contrário, não será considerada válida. A probabilidade diz respeito aquilo que é verdadeiro e falso em uma teoria, sendo utilizadas observações para confirmar se a hipótese está ou não correta.

Assinale a alternativa CORRETA:
O Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece em seu Art.63 que a formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:

I. Garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.
II. Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.
III. Horário especial para o exercício das atividades.
IV. Frequência de 50% nas atividades do ensino regular e os outros 50% na formação técnico-profissional.
V. Horário estabelecido para a formação profissional.

Estão CORRETAS:
A psicologia comunitária surge, no Brasil, em meados da década de 60 buscando deselitizar a profissão, por um lado, e por outro buscando a melhoria das condições de vida da população trabalhadora, através da utilização de teorias e métodos da psicologia em comunidades de baixa renda.

Sobre a Psicologia comunitária, analise os itens a seguir:

I. A perspectiva da psicologia comunitária enfatiza que, em termos teóricos, o conhecimento se produza na interação entre o profissional e os sujeitos da investigação, e em termos de metodologia, utiliza-se sobretudo a pesquisa-participante, a pesquisa-ação e a análise institucional.
II. O papel do psicólogo comunitário é assumir a condição de facilitador da leitura crítica da sociedade em suas múltiplas determinações.
III. A saúde comunitária é um campo de trabalho que surge da compreensão de que a vida é marcada pelas contribuições, cosmovisões e práticas populares de cuidado das cosmovisões ancestrais e dos povos tradicionais, com leituras de populações minoritárias ou em situação de vulnerabilidade, isto é, da vida e dos modos de subjetivação das classes populares.
IV. A psicologia comunitária tem como proposta as metodologias participativas de leitura da realidade, como a observação e a pesquisa participantes, que permitiram a construção do processo de facilitação social, ao mesmo tempo se desenvolve o mapeamento psicossocial e se problematiza a realidade.

Assinale a assertiva CORRETA: