Filtrar


Questões por página:
As opções a seguir apresentam alguns métodos da Antropometria que podem ser utilizados durante o estudo do crânio para a estimativa da afinidade populacional, à exceção de uma.
Assinale-a

“Entre os séculos XVIII e XX, os antropólogos utilizavam a palavra ‘raça’. Já no início do século XXI a expressão proposta para quebrar com as ideias raciais associadas a esta estimativa foi a ‘ancestralidade’. Porém, a semântica deste tema ainda continua em debate constante, e atualmente são propostos os termos ‘afinidades populacionais’ ou ‘origem biogeográfica’, que melhor refletem a estimativa feita pela Antropologia Forense num caso de rotina.

(COELHO et al. Avaliação das afinidades populacionais em Antropologia Forense. In: Machado et al. Tratado de Antropologia Forense – fundamentos e metodologias aplicadas à prática pericial, Campinas: Millenium Editora,2022)


Acerca deste pilar da Antropologia Forense, analise as afirmativas a seguir.


I. O crânio, especialmente a face, configura-se como o melhor marcador biológico para análise da afinidade populacional. Contudo, outros marcadores do esqueleto pós-craniano também podem ser utilizados.

II. Em Antropologia Forense existem basicamente duas grandes metodologias de estudo: a métrica, também denominada Antropometria, e a morfológica, denominada Antroposcopia. O cruzamento dos resultados das duas abordagens é a melhor opção para análise antropológica.

III. A Antroposcopia engloba o estudo dos caracteres subjetivos e que não são passíveis de mensuração. A Antropometria é mais objetiva e baseia-se na tomada de medidas, ângulos e projeções das diferentes partes do corpo ou dos seus caracteres mensuráveis.


Está correto o que afirma em

Com relação ao Sistema Dactilosópico de Vucetich, analise a fórmula a seguir e assinale a afirmativa correta. FD = V3124 A2322


Considerando os conceitos de identidade e identificação forense, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Identificação é o conjunto de caracteres físicos, funcionais e psíquicos, natos ou adquiridos, porém permanentes, que individualizam uma pessoa por a tornarem diferente das demais e idêntica a si mesma.

( ) Um processo de identificação confiável necessita preencher cinco requisitos técnicos elementares: unicidade, imutabilidade, perenidade, praticabilidade e classificabilidade.

( ) Individualidade ou unicidade implica em uma característica ou conjunto de caracteres que sejam únicos, isto é, apenas um indivíduo pode tê-los.

( ) Perenidade é a condição de inalterabilidade dos caracteres, enquanto a imutabilidade é a capacidade de resistência à ação do tempo.

( ) Praticabilidade é a condição que torna possível guardar e achar, quando preciso, os conjuntos de caracteres que são próprios e identificadores das pessoas.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

No que tange à cronomatogenese, assinale a afirmativa incorreta.