Filtrar


Questões por página:

Para adequarmos os edifícios às necessidades de acessibilidade, devemos recorrer à norma NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação de edificações. Nessa norma, o item 7.1-Requisitos Gerais informa

“Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros desta norma, quanto às quantidades mínimas necessárias, localização, dimensões dos boxes, posicionamento e características das peças, acessórios barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível.”

BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR9050, RJ,11 setembro 2015. Secção 7, p.83.

Considerando garantir a utilização da bacia sanitária, assinale a alternativa CORRETA de acordo com as definições dessa norma.

Leia o texto a seguir sobre uma das modalidades de representação em arquitetura.

Usamos cortes para projetar e comunicar os detalhes de construção de uma edificação, bem como a composição de móveis e equipamentos fixos. Na representação gráfica em arquitetura, contudo, os cortes são os melhores desenhos para revelar e estudar as relações entre a estrutura de pisos, paredes e coberturas de uma edificação e as dimensões e escala vertical dos espaços definidos por estes elementos.

CHING, Francis D. K. Representação gráfica em Arquitetura. Porto Alegre: Bookman,2011.71p.


Tendo essa forma de representação como essencial na comunicação pela representação gráfica arquitetônica, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

Considerando o disposto na Lei nº 12.378/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e dá outras providências, assinale a alternativa CORRETA.

Considere os seguintes símbolos de acesso abaixo presentes na NBR 9050 − Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.


Conforme terminologia da NBR, os símbolos I, II, III e IV significam, respectivamente:

O AutoCAD é uma ferramenta de trabalho computacional que permite otimizar o processo de desenho projetual. Na repetição dos mesmos elementos gráficos dentro de um projeto, por exemplo, tais como mobiliário, portas e janelas, entre outros, a criação de blocos, elementos “que se comportam como uma entidade gráfica única”, exime o desenhista da necessidade se desenhar repetidamente os mesmos elementos. “A cada bloco criado, associa-se um determinado nome, sendo possível inseri-lo num desenho quantas vezes forem necessárias, em diferentes escalas e ângulos de rotação”. “Os blocos podem ser inseridos apenas nos arquivos em que foram criados”. No entanto, há um comando do AutoCAD que cria blocos como arquivos independentes (.dwg) e também permite transformar blocos já criados neste tipo de arquivo (UFSC, 03/2015, p.51). Tendo em vista seus conhecimentos sobre AutoCAD, assinale a alternativa que identifica corretamente o comando que permite transformar blocos em arquivos independentes (.dwg) e criar novos blocos já neste formato de arquivo, para utilizá-los em outros arquivos.