Questões de Concurso
Filtrar
3.502 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 701
Questões por página:
Segundo Moxon (2012), a sustentabilidade pode ser incorporada em interiores, sem comprometer a estética ou a qualidade do projeto. Nesse contexto, no que se refere ao conforto ambiental, é importante que a elaboração de um projeto de arquitetura de interiores inclua aspectos da iluminação (natural e artificial), conforto término e acústico, funcionalidade e ergonomia.
Considerando especialmente a compreensão do conforto térmico em edificações e a base conceitual de fenômenos de trocas térmicas, observe a sequência de conceitos abaixo:
I. Convecção.
II. Radiação.
III. Condução.
IV. Evaporação.
V. Condensação.
Numere as definições abaixo, fazendo a correta correspondência entre cada conceito e sua respectiva definição.
( ) Troca térmica úmida decorrente da mudança do estado gasoso do vapor d'água contido no ar para o estado líquido.
( ) Mecanismo de troca de calor entre dois corpos que guardam entre si uma distância qualquer, através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica.
( ) Troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e outro fluído (líquido ou gás).
( ) Troca de calor entre dois corpos que se tocam ou mesmo partes do corpo que estejam em temperaturas diferentes.
( ) Troca térmica úmida proveniente da mudança do estado líquido para o estado gasoso.
A sequência que expressa a CORRETA correspondência, de cima para baixo, é:
Considerando o tema ‘dimensionamento de rampas’ de acordo com a NBR 9050/2020, preencha as lacunas da sentença a seguir:
A largura das rampas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de ___ m, sendo o mínimo admissível ___ m.
A sequência CORRETA do preenchimento é:
No que se refere às temáticas Planejamento e orçamento de obras, e Avaliação de bens imóveis urbanos, leia o texto a seguir e preencha corretamente as lacunas.
Goldman (2004, p.104-105) explica que o orçamento de uma obra é uma das primeiras informações que o empreendedor deseja conhecer ao estudar determinado projeto. Seja um empreendimento com fins lucrativos ou não, sabemos que a construção implica gastos consideráveis e por isso mesmo devem ser determinados, já que, em função de seu valor, o empreendimento estudado será viável ou não. [...]
O orçamento por estimativas é um orçamento simplificado da obra. Ele tem como objetivo obter o custo de construção da obra levando em conta apenas os dados técnicos que ela possa dispor, assim como obter os resultados em tempo consideravelmente inferior ao que seria obtido, caso fosse executado oorçamento detalhado. (GOLDMAN, Pedrinho. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. São Paulo: PINI,2004, p.104-105).
Uma das alternativas de obter os custos da construção por orçamento estimado é pelo cálculo simplificado, obtido por meio da multiplicação de dois fatores: ______________________ X ______________________.
Já a ABNT NBR 14653-2:2011 (confirmada em 2019 e em vigor), que trata da Avaliação de bens imóveis urbanos, em sua Parte 2, recomenda 2 tipos de métodos para identificar o custo de um imóvel: o método ______________________ e o método ________________________. O primeiro contempla – além do método por depreciação física ou por custo de reedição da benfeitoria – os dois tipos tratados por Goldman (2004, p.104-105) para a composição de custo de uma obra, objeto que aqui pode ser tratado como um imóvel urbano preexistente. Já o segundo método é previsto pela referida NBR como sendo aquele utilizado para a avaliação de custos mediante uma amostra composta por imóveis de ______________________, a partir da qual são elaborados modelos que seguem procedimentos usuais desse segundo método.
As expressões CORRETAS que preenchem as lacunas do texto são, respectivamente:
A ABNT NBR 14653-1: 2019, que dispõe sobre a Avaliação de Bens, em sua Parte 1: Procedimentos gerais, apresenta em seu texto as seguintes definições:
I. Decorre de várias características, entre as quais se destacam sua raridade e sua utilidade para satisfazer necessidades e interesses humanos e sofre influências por suas características singulares e condições de oferta e procura. Trata-se de um conceito econômico abstrato e não de um fato.
II. Expressão monetária que define uma transação de um bem, de seu fruto, de um direito, ou da expectativa de sua transação. É um fato, relacionado às capacidades financeiras, às motivações ou aos interesses específicos do comprador ou do vendedor.
III. Tem relação com o total dos gastos diretos e indiretos necessários à produção ou aquisição de um bem, fruto ou direito.
As definições I, II e III correspondem, respectivamente, aos seguintes termos: