Filtrar


Questões por página:
Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.
Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)
Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.
Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)
Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.
As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:

A respeito de uma nova concepção de desenvolvimento, Celso Furtado declarou:
O desafio que se coloca no umbral do século XXI é nada menos do que mudar o curso da civilização, deslocar o eixo da lógica dos meios a serviço da acumulação, num curto espaço de tempo, para uma lógica dos fins em função do bem estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos.

FURTADO, Celso. Brasil: a construção interrompida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. pág.76.

Contrariamente a esse pensamento, o discurso neoliberal sustentava que pela via da “desregulação da economia e do laissez-faire do mercado” se viveria no melhor dos mundos. O desmascaramento desse discurso, segundo Leonardo Boff, teria gerado um conflito agravado por outras crises: a do aquecimento global e a da insustentabilidade da Terra em consequência da virulência produtivista e consumista.
As crises acima mencionadas são causadas por questões

Estudos sobre desenvolvimentismo na América Latina, que, no Brasil, foram realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), tiveram repercussão internacional, pois ajudaram a combater a ideia de que o mercado livre é capaz de distribuir a riqueza.
Tal ideia corresponde à teoria clássica do