Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A alteração hemodinâmica mais característica da cardiomiopatia hipertrófica é o gradiente de pressão intraventricular esquerdo. A angiografia geralmente revela hipertrofia miocárdica acentuada, ventrículo esquerdo hipercinético, fração de ejeção reduzida e cavidade ventricular esquerda reduzida.
mostrar texto associado
São critérios eletrocardiográficos de Brugada para o diagnóstico de taquicardia ventricular, quando em diferenciação com uma taquiarritmia supraventricular com aberrância de condução: ausência de RS nas derivações precordiais, intervalo RS menor que 100 ms em uma derivação precordial e presença de dissociação atrioventricular.
mostrar texto associado
Na análise do eletrocardiograma, a taquicardia atrial pode ser diferenciada do flutter atrial e da fibrilação atrial, com raras exceções, pelo encontro de baixa frequência de manifestação, geralmente menor que 250 bpm, e pela presença de linha isoelétrica entre as ondas P.
mostrar texto associado
Na taquicardia de Coumel, que se apresenta no eletrocardiograma com QRS estreito e ondas P positivas em D2, D3 e AVF, o tratamento de escolha definitivo costuma ser a ablação por meio de radiofrequência da via acessória, principalmente nos casos sintomáticos ou que apresentem taquicardiomiopatia.
mostrar texto associado
As taquiarritmias com pré-excitação ventricular, estáveis hemodinamicamente, podem ser tratadas, em um atendimento em pronto-socorro, com amiodarona ou propafenona.