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Coll e Teberosky referem os blocos compostos de pessoas ligadas à crença religiosa de origem africana, o candomblé, que participam do carnaval baiano, desfilando nas ruas. Segundo os autores, depois da obrigação religiosa nos terreiros, o grupo sai para as festividades carnavalescas cantando em dialetos africanos, acompanhados por instrumentos de percussão, como atabaques, agogôs, xerê e xequerê. O principal ritmo utilizado por esses grupos é ijexá.
Tais blocos são denominados
Rudolf Laban (Domínio do Movimento,1978), em sua teoria, elabora a noção de que o esforço se manifesta nas ações corporais por meio dos fatores do movimento, que segundo o autor são
Rudolf Laban desenvolveu, ao longo de sua vida, teorias para a compreensão da dança. Estudou as formas das pessoas se movimentarem nas ruas, indústrias e palcos, concluindo que as sequências de movimentos têm uma ordem, uma lógica, uma intenção. Tais estudos foram denominados por ele de
Segundo o PCN-Arte (1998), no que diz respeito às atividades de dança no âmbito escolar, na primeira metade do século XX,
Segundo Boucier, as danças guerreiras manifestaram-se primeiramente em Creta, depois no Peloponeso, principalmente em Esparta, e chegam a Atenas no século VI a.C.. Dança nacional por excelência de Esparta era a pírrica, considerada