Filtrar


Questões por página:
“Contextualizando-se este momento histórico, no qual a cultura helênica é povoada por um mito já decantado, a pergunta que se coloca é da seguinte ordem: como se passou ou se processou o alvorecer daquilo que se conhece por filosofia? Ou, em outros termos, seria o pensamento filosófico como um Adão sem pai e mãe terrenos (...) ou, contrariamente, um tubérculo suculento extraído do seio do mito?“
(SIQUEIRA BATISTA, Rodrigo. Mito, filosofia e medicina na Grécia antiga. Relações entre a poesia épica, a filosofia pré-socrática e a medicina de Hipócrates. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia. p.55).

Sobre a expressão “mito já decantado” no contexto do trecho citado, assinale a alternativa incorreta.
mostrar texto associado
Ecoando elementos críticos de outro grande helenista, F. M. Cornford (1874-1943), autor de Principium Sapientiae: As Origens do Pensamento Filosófico Grego (1952), às teses de Burnet, Vernant explora algumas diferenças entre as construções míticas e as especulações dos fisiólogos, contudo, tomando o cuidado de não assumir qualquer tipo de descontinuidade histórica na exposição das diferenças. A estratégia usada para contrapor a tese do “milagre grego”, portanto, pode ser expressa nas afirmativas abaixo. Analise as afirmativas abaixo, que apresentam de forma correta a estratégia e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Análise e/ou averiguação dos poemas homéricos e hesiódicos com vistas ao estabelecimento de pontos de contato ou interseções destes com a filosofia nascente.
( ) Como não há pontos de contato possíveis entre a racionalidade mítica e a filosófico-científica, o esforço deve ser no sentido de encontrar o momento do “relâmpago no céu azul”, isto é, o momento originário da racionalidade filosófica por meio da investigação histórica das produções dos homens gregos.
( ) Como segunda etapa, deve-se confrontar as duas atitudes - a mítica e a filosófica - diante do real com aquela cujo método é, reconhecidamente, de base empírica, a exemplo da medicina, visto que a mudança de perspectiva do conteúdo para o método pode revelar os pontos de contato do processo intelectual entre as duas atitudes.
( ) A mudança de foco do objeto para o método, como etapa estratégica posterior, pode evidenciar a ruptura entre a racionalidade mítica e a filosófica, portanto, a análise dos poemas homéricos e hesiódicos, apenas para recorde de importância histórica das principais autoridades poéticas no mundo antigo, e dos produtos da genialidade científica dos primeiros filósofos podem, pela comparação, tornar evidentes as diferenças e a ausência de qualquer vínculo causal histórico/cultural entre as duas atitudes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
mostrar texto associado
O contexto do primeiro fragmento é uma crítica que Vernant faz à tese do “milagre gregona versão de J. Burnet (1863-1928) em sua obra O Despertar da Filosofia Grega (1892). Sobre esta tese de Burnet, assinale a alternativa correta.
No século XIX surgiram ideias de reforma da educação no Brasil, que deixaram marcas no ensino ao longo do século XX. Liderada por intelectuais como Ruy Barbosa, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros. Influenciados por pensamentos de teóricos norteamericanos como John Dewey e Durkheim. Os pensamentos da Escola Nova eram marcadamente influenciados pelo positivismo, que colocava as ciências como a física em posições de bastante relevância.

“As matemáticas possuem o maior grau de generalidade e estudam a realidade mais simples e indeterminada. A astronomia acrescenta a força ao puramente quantitativo. A física soma a qualidade ao quantitativo e às forças, ocupando-se do calor, da luz e etc. A química trata de matérias qualitativamente distintas. A biologia se ocupa dos fenômenos vitais e a sociologia estuda a sociedade, sendo para ele o fim essencial de toda filosofia positiva”.
Elisabete Tonobohn - O Ensino de Ciências e a Escola Nova: Análise de Interfaces entre História da Ciência e Ensino.

A Escola Nova buscava uma reforma, modernização e democratização da educação brasileira, que eram trazidas em um importante documento, assinado por intelectuais e educadores da época, este documento é conhecido como ______:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Considere o trecho seguinte retirado de um trabalho de Ensino de Física que utiliza uma metodologia conhecida como “Três momentos pedagógicos”.

“A estruturação da proposta de trabalho expressa na Produção Didático Pedagógica, nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (Problematização inicial; Organização do conhecimento; e Aplicação do conhecimento), foi muito importante para o desenvolvimento do trabalho realizado, pois ao executar estes três momentos pedagógicos oportunizou-se um espaço de trabalho coletivo, no qual, surgiram conflitos e houve o confronto de ideias, bem como, a busca de soluções, com vistas à reconstrução de saberes sistematizados por parte dos alunos.”
Fonte: Francisco Luiz Carraro e Ricardo Francisco Pereira - O uso de simuladores virtuais do Phet como metodologia de ensino de eletrodinâmica.

A abordagem dos três momentos pedagógicos também figura outros trabalhos de ensino de física, em particular, por exemplo no volume 13 da revista Experiências em Ensino de Ciências, em trabalho de Danúbia Damiana Santos Bonfim e colaboradores, “A abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de velocidade escalar média”, deste trabalho são retiradas essas três atividades relatadas:

I. Apresentação dos conceitos formais relacionados ao tema. II. Leitura complementar, discussão e produção de texto crítico a respeito do funcionamento e utilização dos radares. III. Leitura de reportagens que retratam acidentes de trânsito.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre as afirmativas e os três momentos de ensino.