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“A compartimentalização acadêmica de língua, literatura e cultura forjou uma dissociabilidade entre língua e cultura, restringindo o ensino de língua estrangeira ora ao ensino de estruturas linguísticas (perspectiva estruturalista) da língua alvo, ora ao ensino das quatro habilidades (perspectiva comunicativa), visando possibilitar o acesso à literatura e às artes, essas sim entendidas como cultura”.
(DOURADO; POSHAR,2010, p.33).

Hoje em dia sabemos que o ensino de língua estrangeira sofre influência de novas tendências, que entende que o ensino de língua inglesa deverá ser abordado por novos enfoques. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também ressalta a importância de se trabalhar com estes novos enfoques e apresenta alguns eixos importantes ao se trabalhar com o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental. Sobre esses eixos Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) o eixo dimensão cultural tem como enfoque principal a interação entre as culturas, possibilitando um melhor convívio entre os indivíduos;
( ) No eixo da oralidade, a proposta é trabalhar a escuta e a fala em língua inglesa, com perspectiva comunicativa;
( ) o eixo da leitura enfoca a produção de textos escritos e orais, com a perspectiva estruturalista;
( ) o eixo conhecimentos linguísticos tem como enfoque principal a análise e reflexão sobre as práticas de escrita, exclusivamente

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Base Nacional Comum Curricular ao trabalhar o ensino de inglês para os anos finais do ensino fundamental está dividida em eixos, unidades temáticas, objeto de conhecimentos e habilidades. Sobre esta organização assinale a alternativa correta:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias. Assim, o estudo da língua inglesa pode possibilitar a todos o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos. (...).”
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lin gua-inglesa)

Com base neste documento podemos dizer que é finalidade do ensino de inglês:

I. O caráter somativo reforça que seja revisto o ensino de Língua Estrangeira (LE), trazendo uma maior relação entre a língua, o território e a cultura;
II. Deve ser trabalhado segundo a compreensão sobre a importância do multiletramento, permitindo que o falante de LE seja capaz de participar de diversas situações, em variados contextos sociais;
III. É necessário rever o ensino de língua inglesa, trabalhando o caráter formativo, com preocupação linguística crítica e consciente;
IV. Para a BNCC entende que a língua inglesa deve ser reconhecida como língua franca e, por isso, deve ter como foco o ensino da norma padrão da língua.

Estão corretas as afirmativas:
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No verso “P’ra matar-lhes a sede e nunca descem”, o pronome átono destacado cumpre papel coesivo, no entanto, percebe-se que ele apresenta também um valor de:
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Todos os elementos listados abaixo constituem ferramentas da linguagem presentes no poema em análise, exceto: