Filtrar


Questões por página:
A partir dos organismos relativamente simples que marcam o início da vida na Terra, a evolução animal produziu formas mais complexamente organizadas. Enquanto um organismo unicelular executa todas as funções vitais no confinamento de uma única célula, um animal multicelular é uma organização de unidades subordinadas unidas em um sistema hierárquico. A despeito das vastas diferenças da complexidade estrutural dos organismos, assinale a alternativa CORRETA:
"Quando olhamos para o genoma dos organismos, encontramos diversas variações e os cromossomos sexuais representam só um tipo de polimorfismo. Na biologia, ter os machos e as fêmeas é muito significativo, pois permite a reprodução sexuada e, consequentemente, gerar toda a diversidade biológica que temos”
(WASKO, A.P.; ALVES, V.N. Pesquisa ajuda a desvendar variações e padrões em cromossomos sexuais e b de espécies evolutivamente independentes – parte I,2020 - adaptado. Disponível em: https:// www.blogs.unicamp.br/dnaexplica/2020/10/05/pesquisa-ajuda-adesvendar-variacoes-e-padroes-em-cromossomos-sexuais-e-bde-especies-evolutivamente-independentes-parte-i/ Acesso em: 12.jul.2022).

Sobre os fatores e sistemas determinantes do sexo biológico, podemos AFIRMAR que:
Os ciclos de vida dos parasitas evoluem para facilitar a dispersão e superar as defesas do hospedeiro. Em alguns, os ovos fertilizados são expelidos com as fezes do hospedeiro e posteriormente ingeridos por outros hospedeiros. A maioria das espécies de parasitas, no entanto, possui ciclos de vida complexos, envolvendo um ou mais hospedeiros intermediários e vários estágios larvais. Tais ciclos, ao tempo em que auxiliam a colonização dos parasitas em novos hospedeiros, podem também possibilitar oportunidades para que o homem interrompa o ciclo com medidas higiênicas.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o parasita que possui a maior quantidade de hospedeiros intermediários participando do seu ciclo de vida.
Na foto abaixo, observa-se, na mata, um nevoeiro característico dos chamados rios voadores.

Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em:https://portalamazonia.com/amazonia/voceconhece-o-fenomeno-aru Acesso em: 12.jul.2022.)

Esse fenômeno se origina de grandes fluxos aéreos de vapor que vêm de áreas tropicais do Oceano Atlântico e que se unem à umidade vinda da floresta Amazônica. Essa umidade, em condições meteorológicas propícias, como uma frente fria, é capaz de provocar eventos de precipitação extrema, como aconteceu em cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A umidade originada do ecossistema terrestre resultante do processo que as árvores fazem com mais eficiência associado ao solo da floresta é denominado:
Nos humanos, os tecidos são divididos em quatro grandes grupos, de acordo com as diferenças morfológicas e suas especializações funcionais (condutibilidade, contratilidade, absorção, excreção e reprodução, dentre outras). São eles: os tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos, tecidos musculares e tecidos nervosos. Estas categorias, por sua vez, ainda possuem subdivisões e especificações próprias de cada uma.
(JUNQUEIRA, L.C.U. Histologia básica: texto e atlas.13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2018.563p.)

Sobre essas categorias e subcategorias dos tecidos humanos, são feitas as considerações a seguir. Identifique e marque a alternativa CORRETA.