Filtrar


Questões por página:
Alguns hormônios participam da regulação da ingestão alimentar e da sincronização entre a passagem do alimento e a liberação de enzimas nos humanos.
Analise as proposições sobre hormônios reguladores da ingestão alimentar e suas respectivas ações, e marque a alternativa que aponta as considerações CORRETAS.

I. A grelina é produzida no estômago e atua no hipotálamo estimulando a fome.
II. A anemia perniciosa é geralmente usada para citar um estado de anemia secundária à deficiência de vitamina B12, devido a uma atrofia na mucosa gástrica que resulta na perda da função das células parietais.
III. O hormônio secretina produzido no estômago atua estimulando a secreção do suco gástrico.
IV. A liberação de colecistocinina é estimulada pela chegada do quimo rico em gorduras ao duodeno.
V. A leptina é secretada pelas células enteroendócrinas presentes ao longo do trato gastrointestinal e atua no hipotálamo estimulando a saciedade.
As doenças parasitárias assumem diferentes tipos epidemiológicos dependendo da distribuição geográfica das espécies parasitas e da estrutura local na qual estes agentes se mantêm. Sobre estes aspectos, identifique a única afirmativa INCORRETA entre as proposições abaixo:
Algumas anomalias ligadas aos cromossomos sexuais ocorrem na espécie humana. Uma delas é observada, exclusivamente, em mulheres, repercutindo na ocorrência de infertilidade, baixa estatura e, em algumas pacientes, observa-se a ocorrência de orelhas proeminentes e um pescoço curto e demasiado largo. Além disso, pacientes acometidas, normalmente, possuem 45 cromossomos. Com base nessas informações e considerando os conhecimentos sobre base cromossômica da herança, assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa anomalia.
Sobre o processo de endocitose, onde diferentes materiais são incorporados na célula, observe a formação de vesículas pinocíticas na imagem a seguir. Esse é apenas um dos diferentes processos de transporte de substâncias através de membranas biológicas.

Imagem associada para resolução da questão
Figura adaptada de SOLOMON, E. et al. Biologia.9.ed.2013

Com relação ao transporte em massa através da membrana plasmática, avalie as afirmações a seguir e assinale a única alternativa CORRETA.
O termo Displasia Ectodérmica refere-se a um conjunto heterogêneo de desordens, envolvendo os tecidos derivados do ectoderma. As formas mais comuns caracterizam-se pela ausência ou defeito nos dentes, pelos, pele, unhas e glândulas sudoríparas. A Displasia Ectodérmica pode ser transmitida como um caráter mendeliano autossômico recessivo, e um dos seus sintomas é a dificuldade de transpiração (reduzida sudorese).
Referência citada: SARMENTO, V.A.; TAVARES, R.B.; VILLAS-BOAS, R.; RAMALHO, L.M.P.; FALCÃO, A.F.P.; MEYER, G.A. Displasia ectodérmica: revisão da literatura e relatos de casos clínicos. Sitientibus, Feira de Santana, n.34, p.87-100,2006.

Imagem associada para resolução da questão

Observe o heredograma acima e, considerando João heterozigoto, para a referida doença, qual a probabilidade de, ao casar com Maria, ter uma criança portadora da doença displasia ectodérmica?