Filtrar


Questões por página:
Na Terra não costumamos notar a pressão da radiação, mas em alguns lugares do universo ela desempenha um papel importante, como, por exemplo, nos satélites GPS. No interior de uma estrela a radiação pode ser tão intensa que a pressão da radiação se torna fator importante na determinação da estrutura da estrela. Assim, podemos AFIRMAR que o campo elétrico necessário para fornecer uma pressão de 1 atm em um absorvedor perfeito corresponde a:
(Adote: 1 atm = 1 x 105 Pa; (π)1/2 = 1,77; c = 3 x 108 m/s; µ0 = 4π x 10−7 N/A²)

Considere dois planos infinitos no vácuo e arranjados de forma que estejam paralelos entre si. Um dos planos mencionados possui densidade de carga elétrica +3σ e o outro, -3σ. Assim, é correto AFIRMAR que os campos elétricos, respectivamente, no interior e no exterior dos planos em questão, são:

(Dado: εº é a permissividade elétrica no vácuo.)

Suponha que você esteja viajando em uma nave espacial e encontra um semáforo à frente. Devido à sua velocidade, a luz proveniente do semáforo chega até sua nave na cor amarela (575 nm), porém, em um referencial estacionário (poste, por exemplo), a luz emitida foi da cor vermelha (675 nm), o que pode provocar uma infração, inclusive um acidente. Neste caso, podemos AFIRMAR que a velocidade da nave espacial, em relação à velocidade da luz c, corresponde a:
Com o surgimento da Física Quântica, diversos modelos foram sugeridos e a física experimental nunca se fez tão presente na colaboração e solução dos problemas encontrados. Explicar a natureza do espectro do hidrogênio, no início do século XX, era um dos principais problemas. Em 1906, o Físico Theodore Lyman descobre, experimentalmente, a primeira linha espectral resultante da emissão do átomo de hidrogênio. Esse feito proporcionou outros estudos, como as séries Balmer e Paschen, assim como a equação de Rydberg que explicou as linhas espectrais encontradas, e introduziu a chamada constante de Rydberg (R). Já em 1913, Niels Bohr produziu sua teoria atômica e, com isso, foi possível comparar sua teoria com a equação de Rydberg, mostrando perfeita sintonia. Assim, considerando um átomo de hidrogênio estacionário emitindo um fóton correspondente à primeira linha da série Lyman, podemos afirmar que a energia (E) desse fóton corresponde a:
Se 1,00 g de matéria pudesse ser convertido inteiramente em energia, qual seria o valor da energia assim produzida a 27,5 centavos de Real por kW.h?