Filtrar


Questões por página:
Considere um corpo de massa m o qual é empurrado de A até B ao longo de um plano inclinado mostrado na figura a seguir, por uma força horizontal cuja intensidade F é o dobro do peso do corpo. Imagem associada para resolução da questão

Supondo que o corpo partiu do repouso em A, desprezando as forças de atrito, a energia cinética com ele chega em B é:
Há uma velocidade mínima de lançamento para cima a partir da qual o corpo lançado escapa completamente do campo gravitacional terrestre. Com relação a essa velocidade mínima ou velocidade de escape, são feitas as afirmações:
I. A velocidade de escape depende da massa do corpo lançado;
II. A velocidade de escape depende da massa da Terra;
III. A velocidade de escape é dada por v = (GM/R)1/2, onde G é constante de gravitação, R e M são o raio e a massa da Terra;
IV. Desprezando a resistência do ar, a velocidade de escape é da ordem de 11,2 Km/s.

É(São) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões):
Uma prancha de comprimento igual a 1 m e seção transversal uniforme é articulada em uma extremidade no fundo de uma piscina. A piscina está cheia de água até uma altura de 50 cm. A densidade relativa da prancha em relação à água é 0,5.
Imagem associada para resolução da questão
Determine o ângulo θ que a prancha faz com a vertical na posição de equilíbrio.
A estrutura óssea da coxa humana é formada pela patela e fêmur, o maior e mais resistente osso do corpo humano. Considere que os dois ossos da coxa (fêmur), cada um com área de seção transversal de 10 cm2, sustentam a parte superior de um corpo humano de massa 60 kg. Estime a pressão média sustentada pelos ossos.
Adote: Módulo da aceleração gravitacional = 10 m/s².

Uma casca esférica fina de raio 6 cm se encontra sobre uma superfície horizontal áspera. A casca é atingida horizontalmente por um taco. A distância vertical entre o ponto da tacada e a reta horizontal que passa pelo centro da casca é:

Adote: Momento de inércia da casca esférica = 2MR²/3

Módulo da aceleração gravitacional = 10 m/s²