Filtrar


Questões por página:
De acordo com o artigo 26-A, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), n.º 9.394/ 1996, alterado pela Lei n.º 11.645/ 2008, nos "estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena" no Brasil. Nessa perspectiva, analise os conteúdos programáticos listados a seguir, previstos na LDB, e registre V, para verdadeiros, e F, para falsos:

(__)Aspectos diversos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir destes dois grupos étnicos: negros e indígenas.

(__)Estudo da história da África e dos africanos e a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil.

(__)Estudo da sociedade brasileira a partir da noção de uma sociedade harmônica, que acolhe as ancestralidades pertencentes às culturas negra e indígenas, assim como suas divindades e cosmovisões, reconhecendo a alteridade na formação do Brasil.

(__)A cultura negra e a indígena brasileira e o negro e o indígena na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

(__)O conceito de ser humano construído a partir das grandes sagas e heróis, promovendo o reconhecimento dos limites da igualdade e compreendendo a intervenção das culturas negra e indígena, assim como de seus heróis, na cultura brasileira.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
No ensino de Língua Portuguesa, o trabalho com a leitura é tomado de modo amplo, não se prendendo apenas ao texto escrito, mas a outras manifestações textuais (imagens estáticas ou em movimento e som), e compreendendo dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e de reflexão em torno dos textos. A respeito da leitura no ensino de Língua Portuguesa, espera-se que o(a) estudante desenvolva a habilidade de:

I.Identificar e refletir sobre as diferentes perspectivas ou vozes presentes nos textos e sobre os efeitos de sentido do uso do discurso direto, indireto, indireto livre, citações etc.

II.Estabelecer relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a identificação e compreensão dos diferentes posicionamentos e/ou perspectivas em jogo, do papel da paráfrase e de produções como as paródias e a estilizações.

III.Relacionar o texto com suas condições de produção, seu contexto sócio-histórico de circulação e com os projetos de dizer: leitor e leitura previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas em jogo, papel social do autor, época, gênero do discurso e esfera/campo em questão etc.

IV.Refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações, as temáticas, os fatos, os acontecimentos, as questões controversas presentes nos textos lidos, sem a necessidade de se posicionar.

É correto o que se afirma em:
O ambiente escolar é lugar para preparar crianças e adolescente para o convívio social da vida adulta, dando-lhes instrumentos para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e profissional. A educação em um ambiente sadio é um dos reconhecidos direitos da criança e do adolescente, bem como, a proteção contra qualquer exposição ao sofrimento e ou tratamento cruel, pois, sabe-se que é dentro deste espectro temporal (infância e adolescência) que a psique constrói o caráter do futuro adulto. A Lei n.º 13.185, de 06 de novembro de 2015, também conhecida como Lei de Combate ao Bullying, considera o bullying ou a intimidação sistemática quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação, além de:

I.Comentários sistemáticos e apelidos, pejorativos ou não. II.Ameaças por quaisquer meios. III.Isolamento social consciente e premeditado. IV.Grafites depreciativos.
É correto o que se apresenta em:
É competência específica do componente curricular de Língua Portuguesa, prevista na BNCC:
No processo de produção textual, "é comum recorrermos ao expediente por meio do qual explicamos ou esclarecemos para o leitor o que foi dito anteriormente, a fim de evitar 'incompreensões'. Em outras palavras: reapresentamos conteúdos anteriores em construção sintáticas diferentes, visando um ajustamento, uma precisão maior de sentido.
É comum reformularmos várias vezes o que foi dito, sendo as ________________ geralmente introduzidas por um marcador de reformulação do tipo: isto é, ou seja, ou melhor, melhor dizendo, dizendo de outra forma, em outras palavras, etc."
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no excerto: