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De acordo com Sírio Possenti (1996), se consideramos que gramática significa um conjunto de regras, podemos distinguir tipos distintos de sua observação. Sabemos que crianças falantes de Língua Portuguesa comumente regularizam formas irregulares de verbos pronunciando “eu sabo” e “eu fazi”. Por meio dessa constatação, encontramos uma referência à gramática:
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Na oração destacada “A mim me foi dado trabalhar na direção da afirmação do discurso da mulher.”, ao analisar sua estrutura sintática, pode-se perceber um exemplo de pleonasmo a partir da seguinte função:
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A última frase do texto aproxima-se do caráter metalinguístico encontrado no romance D. Casmurro. Quanto à frase em análise, é correto afirmar que ela indica:
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Considere a passagem “Mas a ele coube também a construção da imagem negativa que me foi atribuída” (1º§). Um dos desafios para o professor de Língua Portuguesa é lidar com a possível confusão dos alunos, oriunda das classificações gramaticais. Uma possibilidade de problematizar a distinção morfológica dos termos em destaque reside na:
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Ingedore Koch explica que, em um texto, o autor pode fazer referência “por meio de expressões definidas” implicando “sempre uma escolha dentre as propriedades ou qualidades que caracterizem o referente” (2012, p.54-55). Um exemplo dessa escolha, feita pela narradora, a fim de contestar uma visão vulgarizada dos referentes pode ser encontrada quando faz menção a: