Filtrar


Questões por página:
Com relação ao uso de anticolinesterásicos nos quadros demenciais, considere as proposições abaixo.

I. A tacrina inibe de forma reversível a acetilcolinesterase (AChE) e a butilcolinesterase (BuChE). Possui meia-vida curta e assim deve ser administrada quatro vezes ao dia. Está sendo substituída devido a importante risco de nefrotoxicidade e cardiotoxicidade.
II . A rivastigmina tem ação predominando na AChE sobre a BuChE. Possui ação intermediária, sendo administrada em três tomadas diárias. A dose inicial é de 1,5 mg/dia, com uma dose máxima de 6 mg/dia.
III . A galantamina é um alcalóide terciário com ação inibitória reversível sobre a AchE e modulação alostérica em receptores nicotínicos. Interage com outras medicações metabolizadas pelo CYP450.
IV . O donepezil é uma piperidina que atua como inibidor seletivo, reversível, de ação prolongada da AchE. Deve ser usado com extrema cautela em cardiopatas, pois pode haver efeito vagotônico no nó sinoatrial e atrioventricular, podendo causar bradicardia ou bloqueio cardíaco.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:
As alterações que podem ser observadas na farmacocinética ou na farmacodinâmica das drogas em pacientes idosos são:

Interação medicamentosa deve ser considerada em psiquiatria. A associação correta entre medicações e o efeito potencial mais frequente desta associação é:

São etiologias de demências potencialmente reversíveis:
A meia vida da ...... é de ...... , necessitando de ...... semanas de wash out de IMAO (tranilcipromina) para ser introduzida em paciente com quadro depressivo.

Para completar correta e respectivamente o texto, as lacunas devem ser preenchidas por: