Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Nessa situação, o psicólogo deve atuar na vertente individual e familiar, auxiliando tanto Carlos quanto sua família no processo de enfrentamento da doença e de outros eventos estressores.
mostrar texto associado
Há, na psico-oncologia, uma vertente interdisciplinar que avalia a influência de fatores comportamentais, psicológicos e sociais no desenvolvimento do câncer e, consequentemente, no tratamento e na reabilitação dos indivíduos que contraíram a doença.
mostrar texto associado
Cabe ao psicólogo responsável fazer uma avaliação particularizada do caso, priorizando a promoção de mudanças no repertório comportamental relacionadas à saúde de Carlos e utilização de comportamentos adquiridos ao longo do tratamento, o que pode ser útil em diversas situações de risco a que seja submetido.
mostrar texto associado
A terapêutica farmacológica, os efeitos colaterais e os riscos de recidiva são aspectos não ocupados pela psico-oncologia, uma vez que são atribuições do médico responsável pelo caso de Carlos.
mostrar texto associado
Promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como participação em equipes interdisciplinares de instituições ou em trabalhos comunitários, constituem possibilidades de atuação no campo da psicologia da saúde.