Filtrar


Questões por página:

“Reportagens sobre microcefalia exibidas em 2015 pelo Jornal Nacional e pelo Fantástico concorreram a um prêmio Internacional de Jornalismo – o Oscar da TV mundial. Os vencedores foram anunciados em Nova York. O Jornal Nacional e o Fantástico concorreram juntos na categoria Notícia, com a cobertura que mostrou que o aumento dos casos de microcefalia no Brasil estava relacionado ao avanço do vírus da Zika. Esta foi a décima indicação consecutiva do JN a esse prêmio.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/09/vencedores-do-premiointernacional-de-jornalismo-sao-anunciados.html.)

O prêmio internacional a que se refere a reportagem é:

 

A imagem anterior se refere a um momento recente e histórico, ocorrido na véspera da reunião da cúpula do G20, em setembro deste ano, em Hangzhou, na China. O aperto de mão entre Barack Obama e Xi Jinping

“O nome da operação ‘Lava Jato’ decorre do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas. Embora a investigação tenha avançado para outras organizações criminosas, o nome inicial se consagrou.”

(Disponível em: http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso.)

Várias fases compõem a “Lava Jato”, dentre as quais podemos apontar:

“O horário de verão, assim como nos demais anos em que foi utilizado, será iniciado em outubro. Em alguns estados ele não será adotado, por uma série de razões. O Horário Brasileiro de Verão, em 2016, começa a zero hora de 16/10/2016 e termina, em 2017, a zero hora de 19/02/2017.”

(Disponível em: http://nippobrasilia.com.br/news/horario-brasileiro-de-verao-20162017/.)

Assinale a alternativa correta tendo em vista a aplicação do horário de verão no Brasil neste ano de 2016.

“Os eleitores colombianos disseram não ao acordo entre o governo e as FARC, realizado recentemente. Mas, apesar da frustração mundial com o resultado do plebiscito, os dois lados se declararam comprometidos com o fim do conflito.62% dos eleitores não levaram às urnas a sua opinião. O plebiscito deixou claro que a Colômbia está dividida por regiões.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/colombianos-disseram-nao-ao-acordo-de-paz-com-farc.html.)

As FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – foram criadas