Filtrar


Questões por página:
Embora Rogers não parecesse enfatizar os constructos estruturais, preferindo dedicar sua atenção à mudança e ao desenvolvimento da personalidade, dois desses constructos são de importância fundamental para a sua teoria e podem, inclusive, ser considerados como base sobre a qual repousa toda a teoria: o organismo e o self. Para tanto, é INCORRETO afirmar que:
Uma determinada estratégia pode assumir o caráter de uma pulsão ou necessidade na dinâmica da personalidade. Horney apresentou uma lista de dez necessidades “neuróticas” que surgem quando tentamos encontrar soluções para o problema dos relacionamentos humanos perturbados. Em uma publicação posterior (1945), Horney classificou essas dez necessidades em três grupos; assinale-os.
Segundo Wilhelm Reich e a psicologia do corpo, assinale a afirmativa INCORRETA.

De uma forma ou de outra, o autoconceito do indivíduo ocupa um papel central na maioria das teorias da personalidade. Não existe nenhum “agente” interno na teoria de Kelly análogo ao ego nas abordagens de Freud ou de Murray, mas ele falou sobre os constructos de papel nuclear que usamos para compreender nosso comportamento. Além disso, Kelly ergueu duas objeções a formulações sobre o self. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Primeiro, elas geralmente funcionam como máscaras atrás das quais nos escondemos de nós mesmos e dos outros. Pensar em si mesmo como “introvertido” é impor um rótulo de self que cria expectativas de comportamento.

II. Segundo Kelly, via a autoimagem como fluida, não como uma realidade predeterminada ou uma verdade que de alguma forma devemos revelar.

III. Se a interpretação da pessoa de quem ela é se mostrar problemática ou ineficaz, a pessoa deve mudá-la.

IV. O que conta não é tanto o que o homem é, e sim o que não se aventura a tornar-se, pelo medo ou receio.


A partir das colocações do pensamento de Kelly estão corretas as afirmativas

Uma representação estrutural do espaço de vida é como um mapa de estrada. Um bom mapa de estrada contém todas as informações necessárias para planejarmos qualquer tipo de viagem, exatamente como uma boa representação estrutural de pessoas e de seu ambiente contém todos os fatos necessários para explicarmos qualquer tipo possível de comportamento. Mas assim como um mapa de estrada não pode nos dizer que viagem a pessoa irá querer fazer, um quadro detalhado do espaço de vida também não nos dirá como a pessoa irá se comportar. Os conceitos estruturais ou tipológicos sozinhos não conseguem explicar o comportamento concreto em uma situação psicológica real. Para esse entendimento, precisamos de conceitos dinâmicos. Os principais conceitos dinâmicos de Lewin são: