Filtrar


Questões por página:
Analise as assertivas abaixo, extraídas da Lei nº 8.662/1993 de Regulamentação da Profissão, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O exercício da profissão de assistente social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos dessa lei. ( ) Constitui competência do(a) assistente social encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população. ( ) Constitui atribuição privativa do(a) assistente social planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais, além de programas e projetos, com participação da sociedade civil.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando os princípios fundamentais do Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993, vê-se que o Projeto Ético‐Político Profissional é explícito quanto aos seus compromissos, tendo, em seu núcleo, como valor ético central, o reconhecimento do(a):
No texto “A atitude investigativa no trabalho do assistente social” (2010), de Cristina Kologeski Fraga, vê-se que consiste numa atitude voltada para a solução de problemas imediatos, sem pensar e refletir sobre as consequências teóricas e históricas dessa ação imediata, o(a):
Analise as assertivas abaixo, extraídas do texto “A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social” (2015), de Carlos Antonio de Souza Moraes, e assinale a alternativa correta.

I. As principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda têm identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”, priorizando requisições e interesses institucionais. II. A educação configura-se como estratégia de manutenção da hegemonia do capital, frente à crise de acumulação, e, como política e como direito social, suas medidas têm sido cada vez mais regressivas, sendo ofertada de maneira minimalista para aumentar timidamente os salários e dinamizar o mercado de consumo. III. Ao investigar, sistematizar e produzir dados comprometidos com a realidade e com o projeto de profissão, o assistente social passa a ter a possibilidade de objetivar sua prática profissional e alimentar práticas profissionais comprometidas com processos emancipatórios.
Sobre a dimensão investigativa no exercício profissional, é correto afirmar que: