Filtrar


Questões por página:
Sobre a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento de Erik Erikson, é INCORRETO afirmar que:
Em virtude do seu rompimento com Freud, em 1911, Adler normalmente é considerado o primeiro proponente da abordagem psicológica social da psicanálise. Ele desenvolveu uma teoria em que o interesse social desempenha o papel principal. Sobre Adler, é INCORRETO afirmar que:
Freud chegou a considerar Carl Jung o seu substituto e herdeiro do movimento psicanalítico, chamando-o de “meu sucessor e príncipe coroado”. Depois do rompimento da amizade entre os dois, em 1914, Jung desenvolveu a psicologia analítica, em oposição à grande parte do trabalho de Freud. Sobre essa psicologia analítica, assinale a afirmativa INCORRETA.
A ansiedade, para Freud, funciona como uma espécie de alerta das ameaças contra o Ego. Freud descreveu três tipos de ansiedade. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir. I. A ansiedade objetiva surge do medo dos perigos reais. II. A ansiedade neurótica surge diante do reconhecimento dos perigos potenciais inerentes à satisfação dos instintos do Id; não se trata dos instintos propriamente ditos, mas do temor à provável punição em consequência de algum comportamento indiscriminado dominado pelo Id. Em outras palavras, a ansiedade neurótica é o medo da punição por expressar os desejos impulsivos. III. A ansiedade moral surge do medo da consciência. Quando realizamos, ou mesmo pensamos em realizar algum ato contrário aos valores morais da nossa consciência, é bem provável sentirmos culpa ou vergonha. O nível de ansiedade moral resultante depende do quão desenvolvida é a nossa consciência. As pessoas com menos virtudes apresentam menos ansiedade moral. IV. A ansiedade provoca a tensão, motivando o indivíduo a tomar alguma atitude para reduzi-la. De acordo com a Teoria de Freud, o Ego desenvolve um sistema de proteção – os chamados “mecanismos de defesa”, que consistem nas negações inconscientes ou distorções da realidade.
Estão corretas as afirmativas
“O Brasil vive uma nova epidemia de sífilis, uma doença sexualmente transmissível que parecia existir, para a maior parte da população, apenas nos livros de história. A doença pode levar a problemas de fertilidade e até a morte, se não tratada. A maior preocupação é com a transmissão de mulheres grávidas para os fetos. Os bebês podem sofrer malformações no sistema nervoso, perder a visão ou a audição e até mesmo morrer.” (Disponível em: http://epoca.globo.com/saude/noticia/2016/11/por-que-o-brasil-vive-uma-epidemia-de-sifilis.html.) A sífilis é uma doença causada por: