Filtrar


Questões por página:
Conforme Santos (2003, p.35), a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) “[...] deve ser entendida como a forma mais competente criada pela Contabilidade para auxiliar na medição e demonstração da capacidade de geração, bem como de distribuição da riqueza de uma entidade”. Essa demonstração foi uma inovação implementada pela Lei nº 11.638/2007 para dar maior transparência às demonstrações financeiras. Sobre essa nova demonstração, estudada no texto-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A DVA tem por foco a demonstração do lucro dos acionistas, uma vez que todas as empresas possuem como finalidade a geração de lucros. ( ) Em seu processo histórico, a DVA estava, inicialmente, inserida no chamado balanço social. ( ) A DVA é uma demonstração cuja divulgação é obrigatória para as Sociedades Anônimas (S/A) de capital aberto e fechado. ( ) Na DVA, as vendas de mercadorias, produtos e serviços devem constar de acordo com as normas contábeis, com observância do Princípio da Competência, assim como todas as demonstrações financeiras.
A sequência está correta em
A leitura prévia e as análises de estrutura e evolução permitirão extrair mais informações do demonstrativo de Balanço Patrimonial e da Demonstração dos Resultados, assim como de outros demonstrativos contábeis de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009. As demonstrações contábeis, a exemplo do Balanço Patrimonial e a da Demonstração dos Resultados, além de demonstrarem a estrutura, trazem informações importantes sobre a situação e o histórico da empresa, informações estas que podem ser encontradas a partir de uma leitura prévia e também com base em análises. Para identificar a situação econômico-financeira, entretanto, utilizam-se indicadores financeiros. No quadro a seguir, apresentam-se os indicadores financeiros de uma empresa. Analise-os, relacionando-os às afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
Indicadores financeiros 20X2 Índice de liquidez corrente 0,83 Grau de endividamento total 0,72 Grau de imobilização 1,08 Capital de giro líquido $ –13.000,00
( ) O índice de liquidez corrente demonstra a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo com os recursos realizáveis no curto prazo. Em 20X2, a empresa demonstra ter liquidez suficiente para honrar com os seus compromissos de curto prazo. ( ) O grau de imobilização demonstra se a empresa tem realizado investimentos fixos com recursos de longo prazo que são os mais apropriados. Em 20X2, este indicador demonstra que a empresa utilizou fontes apropriadas para realizar seus investimentos fixos. ( ) O capital de giro líquido demonstra o montante de capital de giro existente na empresa. Em 20X2 a empresa possuía $13.000 de capital de giro próprio. ( ) O grau de endividamento total demonstra o comprometimento do capital próprio da organização em relação as suas obrigações de longo prazo. Em 20X2, indica que a empresa teve uma boa gestão de suas dívidas, pois está abaixo de 1,00.
A sequência está correta em
Examinar o fluxo de caixa permite ao gestor da empresa ter controle das entradas e saídas de dinheiro, e a análise de cada categoria desse fluxo é fundamental para o processo de tomada de decisão. Uma das inovações estabelecidas pela Lei nº 11.638/2007 foi instituir a obrigatoriedade da Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC) e da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) para determinadas empresas. Com relação à DFC, vista no texto-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A DFC é um demonstrativo utilizado para verificar questões ligadas a como está sendo gerado o caixa de uma empresa. ( ) A DFC, assim como as demais demonstrações contábeis, é regulamentada pelos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). A DFC, em especial, é regulamentada pelo CPC 03, com suas revisões. ( ) Quando um usuário utiliza a DFC, as informações deverão ser úteis para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, possibilitando avaliar e comparar o valor presente dos fluxos de caixa futuros de diferentes companhias. ( ) Informações futuras dos fluxos de caixa podem ser utilizadas como indicadores para previsão de fluxos de caixa históricos, tendo em vista as projeções a serem realizadas pelos analistas.
A sequência está correta em
Antes da edição da Lei nº 11.638/2007, havia uma segregação entre resultados operacionais e não operacionais. A partir de 2008, essa diferença deixou de existir e todos os resultados passaram a ser operacionais, podendo ocorrer como usuais e não usuais. Um dos itens que devem ser avaliados, quando da análise das informações relativas à rentabilidade e ao desempenho empresarial, diz respeito a esses resultados não usuais. A respeito dos resultados não usuais, estudados no texto-base da disciplina, leia atentamente as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Esses resultados também podem ser chamados de resultados não recorrentes, de acordo com a literatura contábil. ( ) Esses itens não usuais afetam os resultados, ou seja, os lucros ou prejuízos de um determinado período contábil. ( ) Os resultados não usuais possuem efeito duradouro. ( ) Os itens não usuais podem não influenciar os resultados futuros e/ou os fluxos de caixa futuro da empresa que está sendo analisada.
A sequência está correta em
Os itens do Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Resultados devem ser apresentados pelas empresas segundo as orientações da legislação brasileira, observando-se o que diz o art.2º da Resolução 1.283/2010: “Considerando a necessidade de prover fundamentação apropriada para interpretação e aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade, e a aplicabilidade da Lei nº 6.40476 e a Lei nº 11.638/07, de acordo com Conselho Federal De Contabilidade. Atualiza e consolida dispositivos da Resolução CFC nº 750/93 que dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade.” (Resolução nº 1.282, de 28 de maio de 1984. Brasília,2 jun.2010.)
Neste sentido, é correto afirmar que: