Filtrar


Questões por página:

Conheça a Canção da ESA e dê o que se pede:


Canção da ESA

Somos um corpo de Infantes

Nós vivemos de cívicos momentos.

Com galhardia

Somos soldados vibrantes:

Nós formamos na Escola de Sargentos

Infantaria

Avante, avante, ó ESA,

Para a grandeza do porvir !

Nossa cartilha a glória reza,

Para batalha devemos ir !

Somos um corpo aguerrido

Nós fazemos vanguarda aos regimentos

Com ufania

Somos um grupo em sentido

Nós formamos na Escola de Sargentos

Cavalaria!

Avante, avante....

Somos um corpo troante:

Nós lançamos metralha nos momentos

Da atroz porfia

Somos um grupo vibrante

Nós formamos na Escola de Sargentos

Artilharia !

Avante, avante...

Somos um corpo adestrado:

Das outras armas guiando os movimentos,

Com alegria.

Somos um grupo ajustado:

Nós formamos na Escola de Sargentos

Engenharia.

Avante, avante, ...

Somos um corpo presente:

Facilitando da tropa os movimentos

Com as ligações.

Nosso soldado é valente:

Nós formamos na Escola de Sargentos

Comunicações

Avante, avante, ...

Marque a alternativa que apresente equivalência semântica ao léxico abaixo destacado:

galhardia – aguerrido – atroz – porfia – ufania – porvir

Qual alternativa apresenta uma característica do Modernismo?
Machado de Assis, um dos autores mais importantes da literatura do Brasil, produziu uma obra de ficção extensa, que pode ser dividida em duas fases: uma, chamada de aprendizagem, de que é representativa a obra Helena; outra, dita de maturidade, inaugurada com a obra Memórias póstumas de Brás Cubas. Tais fases se associam, respectivamente, às seguintes escolas literárias:
Observe a segunda estrofe do Hino Nacional:
“(…) Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! (...)”
Atento ao conteúdo apreendido por você em suas aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente ao conteúdo de Morfologia, o vocábulo “Se”, que inicia a estrofe, pode ser definido como:

De acordo com as regras de acentuação, assinale a alternativa em que as palavras receberam acento gráfico por serem classificadas, respectivamente, como: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.