Filtrar


Questões por página:
A NBR 6122 - Projeto e execução de fundações, faz algumas colocações relacionadas aos tipos de ensaios de solos in situ. Relacione o tipo de ensaio com sua descrição e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Realizados com o penetrômetro estático (mecânico ou elétrico), que consistem na cravação no terreno, por prensagem, de um elemento padronizado, permitindo medir separadamente a resistência de ponta e total (ponta mais atrito lateral) e ainda o atrito lateral local (com a luva de atrito) das camadas de interesse. ( ) Que consistem em medir, nas argilas, em profundidades desejadas, o momento de torção necessário para girar, no interior do terreno, um conjunto composto por duas palhetas verticais e perpendiculares entre si, permitindo determinar as características da resistência das argilas. ( ) Ensaios que consistem em se produzir um regime de percolação no maciço do solo, obtendo-se o coeficiente a partir da vazão, ou da variação da carga hidráulica registrada ao longo do tempo. ( ) Ensaios que consistem no carregamento lateral do solo por meio de uma sonda radialmente dilatável que, pela aplicação de uma pressão interna crescente, permite a determinação da relação pressãodeformação lateral a diversas profundidades. 1. Ensaios pressiométricos. 2. Ensaios de penetração de cone (C.P.T.). 3. Ensaios de palheta (vane-test). 4. Ensaios de permeabilidade.
Tratando-se de geologia aplicada na engenharia, tipos de solos e rochas, relacione as colunas baseado na descrição da NBR 6502 - Rochas e solos, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Nome dado a qualquer tipo de rocha que provém de solidificação de materiais em fusão denominados magmas. ( ) Rocha proveniente de transformações sofridas por qualquer tipo de rocha preexistente que foi submetida à ação de processos termodinâmicos de origem endógena, os quais produziram novas texturas e novas minerais que geralmente se apresentam orientados. ( ) Rocha em que seus componentes dispõem-se em estratos ou camadas, devido à diferença de textura, cor, resistência, composição, etc., sendo uma característica das rochas sedimentares. I. Metamórficas. II. Ígnea. III. Estratificada.
Existem várias ferramentas para auxiliar os profissionais em gestão de projetos e alinhamento de cronogramas, softwares, planilhas, aplicativos entre outros. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho que descreve um gráfico e diagrama muito conhecido e utilizado para gerenciamento de projetos. “O Gráfico de ___________ ou diagrama, é uma ferramenta visual utilizada para controlar e gerenciar o cronograma de atividades de um projeto. Com ele, é possível listar tudo que precisa ser feito para colocar o projeto em prática, dividir em atividades e estimar o tempo necessário para executá-las. Como qualquer gráfico, esse gráfico é dividido em dois eixos, o vertical e o horizontal. O vertical contém as atividades que precisam ser feitas, e o horizontal mostra o tempo de início e de término de cada atividade. Relacionando os dois eixos podemos ver em quanto tempo o projeto será entregue e até mesmo quais atividades devem ser feitas primeiro.”
A Lei nº 6.766 dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá solicitar à Prefeitura Municipal ou ao Distrito Federal, quando for o caso, que defina as diretrizes para o uso do solo, traçado dos lotes, do sistema viário, dos espaços livres e das áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário apresentando, para este fim, requerimento e planta do imóvel contendo vários itens. Dentre os itens citados abaixo, quais precisam ser apresentados? I. As divisas da gleba a ser loteada. II. As curvas de nível à distância adequada, quando exigidas por lei estadual ou municipal. III. A localização dos cursos d’água, bosques e construções existentes. IV. A indicação dos arruamentos contíguos a todo o perímetro, a localização das vias de comunicação, das áreas livres, dos equipamentos urbanos e comunitários existentes no local ou em suas adjacências, com as respectivas distâncias da área a ser loteada.
Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Como pode ser definido o cálculo do CUB propriamente dito?