Filtrar


Questões por página:
No texto A ergonomia e o “paradigma da formação dos atores”: uma parceria formadora com os protagonistas do trabalho, Lacomblez et al. (2014) pontuam que o paradigma da formação dos atores na e pela análise do trabalho para e pela ação é um modelo de referência. Leia os argumentos a seguir sobre esse paradigma.

I. Esse paradigma engaja profissionais de formação e trabalhadores em uma análise crítica das condições de trabalho, de suas evoluções, do que elas pressupõem, determinam e exigem. II. Os protagonistas da intervenção se associam em uma análise na qual os saberes são convocados em uma relação hierarquizada com o intuito de se evitar o enriquecimento com o resultado da confrontação. III. O propósito desse paradigma é, também, definir as condições que permitem, por sua vez, uma melhor compreensão do que determina a vida daqueles e daquelas que trabalham e uma abertura à busca de alternativas possíveis.

Estão CORRETOS os argumentos:
Considerando os argumentos de Bendassolli e Soboll (2014) sobre o projeto de cientificidade das clínicas do trabalho, é INCORRETO afirmar:
Considerando as discussões feitas por Bendassolli e Gondim (2014) no texto Projeto de cientificidade das clínicas do trabalho e seus desafios no campo da psicologia organizacional e do trabalho, em relação ao processo indutivo, é CORRETO afirmar que é um processo lógico
Dentre as diversas tendências que vêm caracterizando o mundo do trabalho está a do trabalho em domicílio. Sobre essa tendência, Ricardo Antunes (1999) argumenta que:

I – Ela é propiciada pela desconcentração do processo produtivo. II – Ela é propiciada pela expansão de pequenas e médias unidades produtivas. III – Ela vem apresentando aumento em várias partes do mundo.

Está CORRETO o que se afirmar em:
Em seu livro Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho, Ricardo Antunes (1999) argumenta que a expansão do trabalho feminino tem sido verificada em diversos países. De acordo com o autor, a mão de obra feminina tem sido absorvida, em geral,