Filtrar


Questões por página:
Várias anomalias dentárias podem ser visualizadas nas imagens radiográficas convencionais. A anomalia dentária, que apresenta como característica típica, a formação de câmara pulpar alongada, com consequente bifurcação (ou trifurcação) posicionada mais próxima aos ápices radiculares, é:
Depressões ósseas mandibulares linguais representam um grupo de concavidade na superfície lingual da mandíbula, revista por uma cortical óssea intacta. Historicamente, eram referidas como pseudocistos, pois se assemelham a cistos, radiograficamente. Entretanto, não são cistos verdadeiros, pois nenhum revestimento epitelial está presente. A localização mais comum é dentro da fossa da glândula submandibular e, frequentemente, próxima da base da mandíbula. Esta depressão óssea é denominada corretamente em:
Identifique nas opções a seguir, qual a estrutura anatômica pode ser visualizada, ocasionalmente, nas radiografias periapicais dos caninos superiores, especialmente quando a angulação vertical do feixe central de raios X é bastante acentuada. Essa estrutura anatômica se apresenta como uma imagem radiolúcida circunscrita, geralmente, acima do ápice do canino radiografado. Essa estrutura anatômica está corretamente indicada em:
Em relação à cárie dentária, que apresenta alta prevalência e incidência, verificar o seu risco atual e futuro são atitudes importantes para o profissional que trata o paciente e não apenas as lesões individuais. De acordo com o enunciado, podemos afirmar que:
O uso de antibiótico tem por objetivo auxiliar o hospedeiro a controlar ou eliminar microrganismos que venceram, temporariamente, os mecanismos de defesa. Na prática odontológica, isso significa que a antibioticoterapia deverá ser realizada nas seguintes situações, EXCETO: