Filtrar


Questões por página:
Ana Maria, mãe de uma criança de 4 anos, foi conversar com a professora pedindo esclarecimentos sobre as atividades que as crianças faziam na escola. Na compreensão da mãe, se sua filha só brincar na escola não vai aprender. Com fundamento nas ideias de Jane Moyles (2002), a professora respondeu, corretamente, que
Estudando o desenvolvimento infantil, Henri Wallon relaciona o movimento com a afetividade e a cognição. Izabel Galvão (1986) afirma que, de acordo com Wallon, a imitação pela criança é uma forma de atividade que revela
Em uma escola de educação infantil, em conversa com uma mãe, uma das professoras exclamou: “Essas mães-corujas! A criança que estava junto a mãe, parecendo chateada, retrucou: Minha mãe não é coruja, não!”. Tal situação, narrada por Umbuzeiro e Malafaia (In: Ostetto, 2017), desencadeou a construção de um projeto de trabalho em torno da coruja e mãe-coruja. São ações importantes para o planejamento na educação infantil, descritas pelas autoras,
Na consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes, escola e família assumem um papel fundamental. Do ponto de vista legal, tanto a Constituição Federal de 1988, quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente e a LDB de 1996 preveem ações para as escolas e as famílias que amparam os direitos infanto-juvenis. Nesse sentido, de acordo com Castro e Regattieri (2009), para concretização de tais direitos, escola e família devem manter um espaço de
Em 1902, ao percorrer as lojas de material escolar de Chicago, tentando encontrar mesas e cadeiras que satisfizessem as necessidades das crianças sob os pontos de vista artístico, higiênico e educativo, Dewey teve grande dificuldade em encontrar aquilo que procurava. Um comerciante respondeu-lhe: “Receio não ter o que vocês desejam. Vocês querem carteiras em que as crianças possam trabalhar, todas essas são para ouvir”(Formosinho, Pedagogia da Infância). Com esse relato, Formosinho argumenta a favor