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Os documentos oficiais, publicados pelo Ministério da Educação, relacionados ao trabalho com as crianças matriculadas na Educação Infantil orientam que:
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil apresentam elementos que buscam contemplar, além da concepção de criança, discussões que abarcam: 1. A concepção de pedagogia da Educação Infantil. 2. O debate sobre a qualidade da educação em geral e o debate específico no campo da educação da criança de 0 até 4 anos. 3. Os resultados de pesquisas recentes. 4. A qualidade na perspectiva da legislação e da atuação dos órgãos oficiais do país. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil foram elaborados para os sistemas educacionais e para as instituições de educação infantil no Brasil, com o intuito de estabelecer uma referência nacional que subsidie os sistemas na discussão e implementação de:
Qual das pedagogias listadas abaixo constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais e que se consolida na contemporaneidade, a partir de uma crítica histórica, política, sociológica e antropológica aos conceitos de criança e infância?
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. ( ) A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. ( ) A criança é um sujeito profundamente marcado pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele. ( ) A criança é uma abstração e produto da história e da cultura. ( ) A criança é um sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação. ( ) Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia, resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.