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Paulo Freire deixou contribuições valiosas para o processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. Uma das contribuições mais importantes é retirar do professor o papel de detentor do saber e transferir para o aluno o papel de construtor e modificador de seus conhecimentos. Leia a tirinha.
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https://www.facebook.com/tirasarmandinho/11otos/a.488361671209144/46888073 97831196/

Assinale a alternativa que explica o sentido da mensagem da tirinha.
Para Paulo Freire,
Leia a afirmativa a seguir.
“O Projeto Político Pedagógico (PPP) é a concretização do processo de planejamento. Consolida-se num documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.” Libâneo,2001
Sobre o PPP, analise as afirmativas a seguir.
I. Um documento que expressa os princípios que orientarão a prática, baseados na participação de todos os professores que são os principais responsáveis pela sua elaboração.
II. Um plano global da instituição, elaborado a partir de um processo de planejamento participativo.
III. Um instrumento elaborado pelos sistemas de educação, norteador dos currículos e da prática pedagógica nas escolas públicas.
IV. Um documento que articula a participação de todos os envolvidos com a realidade da escola: pais, professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade.
V. Uma estratégia de gestão democrática.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Para uma Educação Inclusiva, as barreiras existentes no recinto escolar precisam ser superadas pelos seus atores, profissionais, alunos, pais, agentes da comunidade e parceiros. Uma das barreiras é gerada pelo comportamento dos indivíduos, impedindo o acesso de outras pessoas a algum local, quer de modo intencional ou não, podendo ser resolvido com conscientização e diálogo. A superação dessa barreira está atrelada à inexistência de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. (enquanto resultado de programas e práticas de sensibilização e de consciencialização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana). Essa é chamada de barreira
Na inclusão educacional, torna-se necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática. Docentes, diretores e funcionários apresentam papéis específicos, mas precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. Diante da orientação inclusiva, as funções do gestor escolar incluem
Numa pesquisa realizada sobre avaliação escolar nos anos iniciais, foi realizada a seguinte pergunta aos docentes: “No entendimento das professoras qual a melhor maneira de avaliar a aprendizagem dos alunos de séries iniciais?” cuja as respostas foram bastante diversificadas. Porém, as que mais chamaram a atenção da entrevistadora foram: “Por meio de notas” e “Qualquer forma de avaliar é válida, desde que tenha, por objetivo, identificar as conquistas e dificuldades dos alunos...”. Essas respostas demonstram