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Leia o fragmento de texto a seguir.
Segundo Mantoam (2015), o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Considerando esse contexto, a escola pública como instrumento de inclusão social deve contemplar
I. a promoção da cultura que leva ao pensamento que as diferenças provocam uma situação de risco. II. a utilização dos modelos pedagógicos padronizados que oferecem apenas a instrução básica. III. a oferta de matrículas para alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular. IV. as adaptações curriculares para promoverem maior eficácia educativa à pessoa com deficiência.
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O Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014 definiu diretrizes que devem guiar a educação brasileira neste período. Ao assegurar o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidade, o PNE pressupõe a
I. articulação curricular descritiva do desenvolvimento com as propostas pedagógicas. II. aplicação de recursos públicos como proporção do produto interno bruto. III. erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. IV. promoção humanística, científica e tecnológica do país. V. introdução dos conteúdos básicos essenciais para todos os alunos.
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Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente e seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação ao redor do mundo. Nesse contexto, podemos afirmar que, suas contribuições para a educação
I. ressaltam a importância da dimensão cultural no processo de transformação com base na cultura do povo. II. priorizam a participação do educando, a sua autonomia, estabelecendo uma prática dialógica na escola. III. contemplam relações educacionais verticalizadas, o educador anexa o conhecimento nos educandos. IV. promovem uma doutrinação dos alunos em favor de determinada ideologia, a neutralidade da educação.
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O sistema educacional no Brasil tem avançado significativamente ao longo dos anos. Com a criação da Lei 9.394/96, que homologou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foram introduzidas mudanças significativas na educação básica do Brasil como
I. a ordenação obrigatória do currículo por séries anuais de disciplinas e não por áreas de estudo. II. o atendimento aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. III. a inclusão dos programas de saúde nos currículos dos anos finais do ensino fundamental. IV. a incorporação de creches e pré-escola, a educação infantil como nível da Educação Básica. V. a descentralização e a autonomia para as escolas e universidades.
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A legislação nacional, através da Constituição Federal, da LDB Lei nº 9.394/96 e do Plano Nacional de Educação, reforça a gestão democrática. Esse amparo legal que a gestão democrática vem recebendo dos órgãos oficiais do governo está associado a uma espera de melhoria da qualidade da educação brasileira. Nesse contexto, podemos afirmar que a gestão democrática da escola

I. descentraliza o poder; o sujeito passa a ser respeitado como cidadão crítico. II. rompe com o paradigma tradicional da administração escolar. III. contempla a participação de todos os atores da escola e da comunidade escolar. IV. ignora os interesses da comunidade embora abra espaços para a participação de todos. V. centraliza as decisões no diretor, inviabilizando a discussão com a comunidade escolar.
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