Filtrar


Questões por página:
O valor do CPOD médio de uma população permite classificar a prevalência de cárie como muito baixa, baixa, média, alta ou muito alta. Desta forma, pode-se afirmar que uma população que apresenta valor de CPO-D médio de 4,4 apresenta uma prevalência de cárie
A rubéola é uma doença viral branda, produzida pelo vírus da família Togavírus, gênero Rubivirus. Sabendo disso, indique “V” para as assertivas que forem verdadeiras, e “F”, para as que forem falsas:
( ) É contraída através de gotículas respiratórias, sendo transmitida para quase 100% dos indivíduos do convívio próximo. ( ) Os pacientes contaminados são infectantes a partir de 1 semana antes do exantema e até 5 dias após o desenvolvimento das erupções. ( ) Os bebês com infecção congênita podem liberar o vírus por até 1 ano. ( ) As lesões orais, conhecidas como sinal de Forchheimer, são observadas cerca de 03 dias após o surgimento das erupções cutâneas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
Supõe-se que as pressões anormais sobre o complexo dentomaxilar sejam determinantes de maloclusões. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. O hábito de postura, com apoio à face nos punhos durante os estudos, pode determinar mordida cruzada lateral. II. A onicofagia dificilmente traz más posições dentárias. III. A respiração bucal pode ser considerada como o hábito com mais graves consequências para a oclusão.
É correto o que se afirma
O índice CPOD, formulado em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. A idade de 13 anos é referência internacional para o cálculo do índice por ser a idade em que a dentição permanente está praticamente completa. II. A OMS recomenda como ideal um valor de CPOD médio menor do que 1,1 aos 13 anos. III. Em 2010, o CPOD encontrado após a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal foi 2,1, o que colocou o Brasil no grupo de países com média prevalência de cárie.
É correto o que se afirma
Existem fatores etiológicos locais (intrínsecos), ambientais (extrínsecos) e genéticos (hereditários) que influenciam na cronologia de erupção dos dentes. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. Dentre os fatores locais, relacionados à boca, a doença cárie é a causa de alteração na cronologia correta de erupção menos comum. II. Alterações metabólicas, como febre recorrente, podem reter o dente de forma a atrasar a rizólise e a erupção do dente. III. O traumatismo dentário é um fator intrínseco que pode impedir a erupção dos dentes.
É correto o que se afirma