Filtrar


Questões por página:
A intervenção fonoaudiológica no prematuro está vinculada às estimulações do sistema nervoso, principalmente por meio da função e da provocação dos reflexos, pois nos mesmos há repostas de nervos e músculos específicos. O par craniano responsável pelo reflexo de mordida é o:
Na atuação fonoaudiológica na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, independente do uso da dieta, alguns sinais importantes devem ser observados e avaliados durante a estimulação, como:
Qualquer alteração ou lesão infecciosa e traumática no sistema nervoso central e periférico resulta em um distúrbio tanto na programação como no controle da musculatura sobre o mecanismo fonoarticulatório conhecido como disartrofonia. A disartrofonia flácida ocorre devido a uma lesão no:
Leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A avaliação fonoaudiológica da amamentação e motricidade orofacial no recém-nascido pode identificar fatores de risco para o desmame precoce e contribui na definição de condutas e orientações a serem utilizadas no manejo das disfunções encontradas.


( ) A avaliação do frênulo língual de recém-nascidos não deve ser feita durante a amamentação, pois se trata de uma abordagem agressiva e pode causar desorganização do bebê e impactar na efetividade do aleitamento.


( ) Quando o recém-nascido não consegue sugar o seio materno, a estimulação deve ocorrer por meio do uso de mamadeiras, com bico achatado para manter o ritmo de sucção e o uso de copos deve ser evitado até o terceiro mês de vida.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
As afasias não fluentes correspondem às alterações decorrentes de lesões anteriores à fissura sylviana, nas quais ocorre especialmente prejuízo da expressão. Assinale a alternativa que apresenta a afasia não fluente que apresenta provas de nomeação e repetição comprometidas.