Filtrar


Questões por página:
Por meio da avaliação fonoaudiológica é possível determinar quais as dificuldades que o escolar possa apresentar, a fim de elaborar um perfil de suas potencialidades, intervir e estabelecer bases para a monitoração contínua de seu progresso.

Deve ser encaminhado para o Fonoaudiólogo:


I. Problemas nas funções orais como mastigação, respiração, deglutição.
II. Distúrbios na linguagem oral.
III. Gagueira ou dificuldades no ritmo da fala.
IV. Dificuldades na aprendizagem da leitura e/ou da escrita.
V. Na presença de deficiência auditiva, motora e mental que trazem alterações no desempenho global e comunicativo, a avaliação e o tratamento precoce são fundamentais.


Estão CORRETAS:
Na avaliação fonoaudiológica de leitura e escrita o objetivo principal é de investigar as diferentes habilidades de linguagem oral, escrita e metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem. De acordo com os processos cognitivo-linguísticos da linguagem, da escrita e da leitura, na avaliação fonoaudiológica são observados:


I. A linguagem oral, que é de fundamental importância para a qualidade da expressão oral e escrita.

II. A consciência fonológica, que é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras, sendo parte importante no processo de apropriação da leitura e da escrita.

III. A fluência leitora é uma competência central no processo de alfabetização, sendo preditora da compreensão de texto.

IV. A leitura e a escrita e os mecanismos que nela intervêm, incluindo o processamento visual, velocidade de pensamento, processos léxicos, semânticos, sintáticos e a compreensão do seu significado.


Estão CORRETAS:
Durante o desenvolvimento embrionário e fetal, alterações da posição do feto, anormalidades de desenvolvimento de articulações podem levar a alterações ortopédicas com repercussões musculoesqueléticas e sobre o desempenho funcional.

Dentre as malformações congênitas mais prevalentes, estão, EXCETO:
A atuação do Fisioterapeuta na saúde da mulher durante o período gravídico tem como objetivo oferecer orientações sobre a amamentação; prevenir e tratar disfunções musculoesqueléticas e uroginecológicas, bem como outras complicações e diminuir as possíveis dores e desconfortos que possam estar presentes.

Sobre a Assistência Fisioterapêutica no aleitamento materno, é CORRETO afirmar que:


I. No exame físico, o fisioterapeuta faz a avaliação das mamas, verificando-se a simetria mamária, observando se a protusão mamilar é suficiente para um eficiente processo de amamentação e, ainda, se existe presença de nódulos e outras alterações.


II. Exercícios para protrair os mamilos durante a gravidez, como espichar os mamilos e a manobra de Hoffman, são indicados e o uso de dispositivos para protrair os mamilos também têm se mostrado eficaz.


III. O fisioterapeuta deve orientar a gestante quanto à numeração do sutiã, que deve ser um número maior e que possua alças largas e reforço na parte inferior do bojo, adequado ao aumento das mamas, que ocorre desde na gravidez, pois há uma preparação da estrutura mamária para a lactação e um sutiã bem ajustado melhora a postura e pode minimizar a dor nas costas.


IV. A avaliação pós-natal deve ser realizada em uma hora conveniente dentro das primeiras 24 horas, o fisioterapeuta deve avaliar cada nova mãe para determinar as suas necessidades prioritárias. No entanto, a avaliação das mamas deve ser feita em um momento posterior, a fim de evitar constrangimento em um momento delicado da mulher.


V. As mulheres devem entender que um de seus primeiros exercícios pós-natais é o de saber como se sentar enquanto alimentam seus bebês. Os conselhos de tratamento das costas na amamentação devem ser debatidos, com a realização de alongamentos dos grupos musculares específicos e orientações quanto ao posicionamento correto ao segurar o bebê e amamentá-lo.
A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo na criança estão intimamente relacionados. Para um bom desenvolvimento psicomotor são necessários alguns elementos básicos, como equilíbrio, lateralidade, coordenação motora fina e ampla.


Sobre a coordenação motora fina, assinale a alternativa CORRETA.