Filtrar


Questões por página:
Os levantamentos epidemiológicos são importantes para conhecer a prevalência e os tipos mais comuns de doenças bucais, podendo-se a partir dos resultados coletados, planejar, executar e avaliar ações de saúde.
Como exemplo na odontologia, podemos citar o índice CPO-D, que é obtido através da contagem de dentes cariados, perdidos e obturados. Considere as afirmativas abaixo:


I. O índice CPO-D estabelece que a idade de referência internacional para as análises é de 16 anos.
II. O índice CPO-D é considerado baixo quando se encontra entre 4,5 até 6,5.
III. Quando o valor do índice se encontra alto pode significar que a saúde pública enfrenta más condições sanitárias e de higiene bucal.
IV. Como causas dos altos índices no CPO-D podemos citar a dificuldade de acessar serviços básicos de saúde, condições socioeconômicas desfavoráveis, alto consumo de açúcar e acesso limitado ao flúor.

Estão CORRETAS:
Considere as afirmativas abaixo sobre as indicações para os fórceps odontológicos:

I. O fórceps 150 é indicado para a exodontia dos incisivos superiores e o 151 para os incisivos inferiores.
II. O fórceps 18R é indicado para molares superiores do lado esquerdo e o fórceps 18L para molares superiores do lado direito.
III. O fórceps 17 é indicado para molares superiores.
IV. O fórceps 16 é indicado para molares com extensa destruição coronária.

ESTÃO CORRETAS:
Um adequado protocolo de controle de infecção odontológica deve ser mantido durante a rotina diária do consultório odontológico, garantindo que estas inúmeras ações necessárias sejam feitas corretamente para que o atendimento seja seguro à Equipe de Saúde Bucal e ao paciente.
Sobre as infecções odontológicas no ambiente de trabalho, considere as seguintes afirmativas e marque V para VERDADEIRAS ou F para FALSAS:

( ) Durante o atendimento odontológico a caneta de alta rotação produz aerossóis que podem ser inalados, podendo transmitir infecções respiratórias.

( ) A transmissão direta ocorre quando os microorganismos são transmitidos inicialmente a objetos ou superfícies e em seguida para outra pessoa que toca esses objetos e superfícies.

( ) Visando evitar contaminações o profissional deve sempre reencapar a agulha da seringa carpule de forma manual.

( ) Os acidentes de trabalho como perfuração do profissional com instrumentos contendo sangue, devem ser tratados como casos de emergência médica, e a intervenção para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessita ser iniciada logo após a ocorrência do acidente, para a sua maior eficácia.

A sequência CORRETA é:

Os materiais de uso odontológico são classificados para fins de Biossegurança, de acordo com as superfícies com as quais tem contato durante o procedimento, em artigos críticos, semi-críticos e não críticos.
De acordo com essa classificação, o cabo de bisturi e o porta amálgama são artigos RESPECTIVAMENTE:
A prevenção é fundamental para a manutenção da saúde da população e as medidas de prevenção são essenciais no serviço de saúde bucal.

As medidas de prevenção mencionadas abaixo são medidas preventivas primárias, EXCETO: